A feira “Março de Todas as Mulheres” oferecerá uma série de exames e consultas gratuitas entre os dias 8 e 10 de março em Salvador. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o atendimento será apenas por agendamento online, feito por meio do site da Feira da Mulher. O evento acontece na Arena Fonte Nova, das 7h às 17h.
A expectativa é realizar mais de 23 mil atendimentos. Cada cidadã poderá fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. Além das consultas e exames, campanhas de prevenção e diagnóstico precoce, estimulando a participação do cuidado com a saúde, principalmente na prevenção, serão disponibilizados. Serviços de cidadania e ações de cultura e lazer estão incluídos.
Leia também:
Vale ainda pontuar que a feira atenderá pessoas de até 65 anos, exceto para mamografia, que será para mulheres de 40 a 69 anos.
A feira marca a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e conta com o apoio das Voluntárias Sociais e secretarias de Administração, Segurança Pública e Trabalho, Emprego e Renda. Em 2023, mais de 330 mil atendimentos foram realizados.
Veja lista de serviços oferecidos pela feira
- Mamografia
- Preventivo
- Consultas com ginecologista e mastologista
- Consulta para agendamento de cirurgias eletivas (Hernia inguinal, Epigástrica e umbilical, Histerectomia e Vesícula)
- Ultrassonografia (Mama, Transvaginal, Abdômen Total, Tireoide, Vias urinárias e Partes moles)
- Eletrocardiograma
- Raio-x
- Consultas e exames oftalmológicos (rastreamento para cirurgia de catarata para idosos acima de 60 anos e capsulotomia por Yag Laser)
- Procedimentos odontológicos
- Consulta de nutrição
- Exames Laboratoriais
- Imunização
- Testes Rápidos para ISTs
- Aferição de pressão arterial e de glicemia.
Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e também solicitação médica, no caso dos exames de imagem e laboratoriais.
Outros serviços da feira
Além da oferta da área de saúde, vão estar disponíveis serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. Também fica disponível o Sistema de Mediação de Mão-de-obra, cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO, e demais serviços do SineBahia.
O evento também contará com tendas interativas, palestras e rodas de conversas, além de uma feira de empreendimentos de mulheres negras, indígenas e quilombolas.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!