Quer melhorar seus hábitos alimentares? Uma dica de ouro é consumir granola regularmente. O cereal, que é composto por flocos de aveia, mel, nozes e arroz tufado, é altamente nutritivo e benéfico para saúde.
Em entrevista ao portal Taeq, a nutricionista Priscilla Goretti explicou a razão desse pequeno alimento ser tão grandioso para alimentação. "A granola é rica em carboidrato, responsável por fornecer essa glicose mais rapidamente, além das fibras que são essenciais para a regulação da glicose sanguínea e consequente liberação de insulina e fundamental para a regulação e bom funcionamento intestinal".
Veja dez benefícios da granola para saúde
1- Aliado do emagrecimento: as fibras da sua composição ajudam a manter a sensação de saciedade por retardarem o processo de digestão, o que, consequentemente, faz as pessoas comerem menos.
2- Mais energia: a granola ajuda a melhorar todo o metabolismo. Ela contém quase todos os minerais (magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio) essenciais para a saúde. O magnésio atua na produção de energia e no uso eficiente do cálcio.
3- Reduz o colesterol: a presença de fibras solúveis na aveia contribuem para diminuição dos níveis de colesterol ruim das artérias.
4- Previne anemia: a granola previne a carência de ferro no organismo, uma vez que a aveia é uma é uma fonte significante deste mineral. Vale lembrar que a anemia é a deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, que é causada pela falta de ferro.
5- Aliado da saúde do coração: as fibras também melhoram a saúde do coração, pois removem o LDL, ou seja, o colesterol ruim das artérias, assim como outras gorduras que levam a doenças cardíacas como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.
6- Ajuda na aparência da pele e dos cabelos: a granola é rica em vitamina E, que previne o envelhecimento precoce da pele e ainda ajuda no fortalecimento dos cabelos. A vitamina E aumenta a eficiência da irrigação sanguínea nas extremidades dos folículos capilares e das unhas, melhorando a sua saúde e sua aparência.
Leia também:
Como consumir
Você pode acrescentar a granola em vitaminas, iogurtes, gelatinas, no leite, no açaí, com frutas e até em mousses de frutas.
Para quem gosta de inovar, uma opção é testar granola em sanduíches. Na hora de montar esse lanche, você pode rechear o pão com uma pasta light (de ricota com espinafre, por exemplo), alface, tomate, um molhinho e a granola para finalizar.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!