Há quem diga que fim de ano é época de "extravasar" e comer de tudo na ceia de natal, famosa pelo excesso de comida altamente calórica. Mas, você sabia que é possível aproveitar essa época do ano sem sair da dieta? A nutricionista Thaíse Costa listou cinco alimentos saudáveis para incluir no cardápio de Natal e Ano Novo. Confira!
1- Mix de castanhas
Por que não investir nas castanhas de caju, do Pará, amendoim e amêndoas no dia da ceia? Além de darem um sabor especial aos pratos, elas são fontes de ômega 3, que auxilia no controle dos níveis de colesterol.
A nutricionista também indicou usar o Mix como complemento de um arroz especial ou de uma salada.
2- Granolas
É rica em fibras, vitaminas e gorduras boas ,que ajudam no bom funcionamento do organismo: “Substitua a bolacha do pavê por granola, por exemplo. E para quem é do time que não gosta de uva passa, existem no mercado opções de granola sem a fruta. Pode apostar no alimento sem medo!”, aconselhou a nutricionista.
3- Pasta de Amendoim
Esqueça a ideia que amendoim é para ser consumido apenas no São João. A sua pasta é um alimento nutritivo que conta com alto valor energético, contendo na sua composição gorduras de alta qualidade, sendo também rica em proteínas, vitaminas e minerais. Uma dica é coloca-las na sobremesa.
4- Cranberry
Você já ouviu falar nesse fruto? Ele possui diversas vitaminas e nutrientes, que auxiliam no melhor funcionamento do organismo. Além disso, Contém vitaminas A, C e D, e fitoquímicos com elevado poder antioxidante, responsáveis pela redução do colesterol ruim no organismo e na prevenção do envelhecimento precoce. Aposte em incluí-lo nas saladas de frutas e manjares.
5- Quinoa
A quinoa contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano. Além de grandes quantidades de vitaminas e minerais e baixo teor de colesterol, ela também possui fibras que colaboram com o funcionamento do intestino e no controle dos níveis de colesterol.
“Para a ceia, utilize a quinoa no preparo de massas, pães e bolos, ou na tradicional saladinha de quinoa. Por seus inúmeros benefícios que proporciona à saúde, a inclusão do cereal no cardápio dará um upgrade na refeição e na saúde.”, recomendou a nutricionista.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!