A banda Coldplay deixou os fãs preocupados após publicarem nota oficial, na manhã desta terça-feira (04), com o adiamento dos oito shows da banda no Brasil. O motivo foi uma infecção pulmonar diagnosticada em Chris Martin, vocalista do grupo.
Segundo o aviso, "Chris recebeu ordens médicas rigorosas para descansar pelas próximas três semanas". Os shows são esperados para aconteceram no início de 2023.
Leia também:
Em entrevista ao iBahia, o Coordenador do serviço de pneumologia do Hospital Mater Dei Salvador, Dr Jamocyr Marinho, explicou que a doença pode ter diversas origens.
"Os dois pulmões são muito grandes então tudo que vem do ambiente externo é inalado pelo pulmão: fumaça, o oxigênio, etc. E em algumas situações também vem microrganismos que fazem mal, como bactérias, bacilos da tuberculose e pode ser vírus, como vimos agora nessa pandemia. Então várias lesões externas e também internas podem comprometer o pulmão", iniciou.
Por meio das redes sociais, fãs que assistiram ao show do Coldplay no Rock in Rio, em setembro, levantaram a hipótese do cantor ter ficado doente após as duas horas de show enquanto chovia no local. Para o médico, o momento pode ter causado uma diminuição nas defesas do corpo por conta de um possível resfriado.
"Normalmente a gente precisa que a defesa dos brônquios, do pulmão e do nariz estejam perfeitas e uma das causas que diminui essa defesa são os resfriados causados pelo frio, por exemplo. E também (os membros da banda) são pessoas que viajam de avião, uma baixa de imunidade, por qualquer fator, pode gerar uma infecção pulmonar", explicou.
Diagnóstico e tratamento
Ainda segundo Dr Jamocyr o processo de diagnóstico é rápido, graças aos diferentes tipos de exames disponíveis.
"Na maioria das vezes sim, é rápido. Com exame de sangue. com radiografia, tomografia, a pesquisa na secreção do pulmão para ver qual o agente que está causando. Por exemplo, o exame da pandemia que muita gente fez, pode ser feito também. Quando o médico associa os exames, o diagnóstico não fica muito difícil e se faz um tratamento mais dirigido", disse.
O tratamento para infecção pulmonar, por sua vez, é diferenciado para cada tipo de diagnóstico. Vai depender muito. Se for pneumonia por bactérias é antibiótico. Se for vírus, alguns vírus tem tratamento como H1N1, a própria Covid-19. Depende muito do que tá causando a infecção", explicou.
"Não deve ter sido uma infecção simples, então não dá pra dizer o que que foi, mas provavelmente ele deve ter procurado um médico e realizando exame de sangue, tomografia, ou até em pesquisa descobrindo qual foi o agente que causou a infecção. O mais importante de tudo é saber qual a doença que comprometeu o pulmão", finalizou o médico ao comentar o caso do vocalista do Coldplay.
Leia mais sobre Mundo no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!