Perder peso não é uma tarefa fácil. A pessoa precisa mudar a alimentação, fazer atividade física regularmente e entender que cada organismo tem seu tempo para apresentar resultados. De acordo com a nutricionista Gladia Bernardi, o primeiro passo é reprogramar a mente para que ela entenda qual o verdadeiro sentido da comida.
A especialista e autora do livro "Código Secreto do Emagrecimento" explicou que não adianta mudar a forma de alimentação e não adaptar a mente ao modo correto de encarar a comida, pois isso pode fazer o indivíduo sentir falta dos antigos hábitos, se sentir cansado e desmotivado.
"Quando não entendemos o verdadeiro sentido da reeducação alimentar, não enxergamos resultados no emagrecimento, batendo o desânimo e a vontade de desistir. É preciso foco, persistência e não deixar que as coisas externas atrapalhem o processo", enfatiza Gladia.
Para te ajudar nesse processo, a nutricionista preparou uma lista com quatro passos para eliminar os "quilinhos extras" sem a sensação de tortura. Confira:
1- Siga um cardápio equilibrado
Não adianta nada procurar uma dieta milagrosa, como cortar 100% os carboidratos, por exemplo, para emagrecer definitivamente. É preciso ingerir frutas, legumes, de uma forma equilibrada, para que o corpo entenda essa mudança de hábito aos poucos.
Além disso, a reeducação alimentar precisa ser mental. "A mente precisa esse novo processo para que a pessoa pare de comer por gula. Assim, os alimentos só serão ingeridos por necessidade, o que evita sintomas de cansaço", contou Gladia.
2- Pratique exercícios físicos
"Quando nos exercitamos, liberamos hormônios que nos proporcionam diversos benefícios como aperfeiçoamento da memória, fortalecimento do músculo, combate à depressão e ansiedade, entre outros diversos. Além de tudo isso, a sensação de cansaço também é anulada", sinalizou a nutricionista.
3-Tenha uma boa rotina de sono
Dormir bem é essencial para o corpo e sono está diretamente ligado ao emagrecimento positivo. Uma pessoa que não dorme (seja por ansiedade ou outras razões) vai se sentir irritada no dia seguinte e pode descontar as suas emoções na comida.
"O estresse pode ser um gatilho para comermos, trazendo frases como: 'hoje estou estressado mereço um brigadeiro'. Assim, a dieta corre um grande risco de ser interrompida", explica Gladia.
4- Invista em atividades que proporcionam prazer
A especialista conta que perder peso é um processo que envolve diversos pontos, ou seja, a pessoa para alcançar o peso que deseja, não precisa apenas fechar a boca, mas sim encontrar um equilíbrio entre o corpo e mente para que os resultados apareçam e se mantenham.
"Faça com que a sua rotina não seja estressante. Use os momentos como o trânsito para assistir uma série, ler um livro, ou fazer algo que lhe proporcione prazer. Quando seguimos esse passo a passo, vamos ter uma sensação de bem-estar deixando o cansaço de lado e emagrecendo definitivamente", finaliza.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!