icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Cuidados

Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito

Usar repelente pode é uma boa forma para evitar a picada do mosquito transmissor da doença, mas há recomendações específicas para escolher o produto

foto autor

Iamany Santos

29/02/2024 às 14:08 • Atualizada em 29/02/2024 às 14:23 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Devido a alta no número de casos de dengue na Bahia, e no Brasil, muitas pessoas têm buscado formas de se proteger contra o Aedes aegypti. Entre as principais medidas escolhidas para espantar o mosquito da dengue estão as barreiras físicas, como mosquiteiros e telas, e as químicas, como repelentes e os inseticidas.


				
					Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito
Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito. Foto: Canva Fotos

Usar os repelentes é uma iniciativa importante para evitar a picada do mosquito transmissor da doença, e consequentemente diminuir o número de casos da dengue, mas os especialistas alertam que nem todos os produtos são efetivos contra o Aedes aegypti.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o repelente precisa conter algumas substâncias específicas para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Anvisa ressalta que não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação comprovada para repelir o mosquito.

Repelentes que afastam o mosquito da dengue

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa recomendam que, para a prevenção adequada contra o mosquito da dengue, os repelentes usados contenham:

  • Icaridina 20-25% – duração de dez horas
  • DEET 10-15% – duração de seis a oito horas
  • IR3535 – duração de até quatro horas

Essas substâncias fazem parte da composição dos produtos em diferentes concentrações. Eles podem ser adquiridos em forma de loção, creme ou spray, o que afeta diretamente na duração do efeito do repelente.


				
					Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito
Prevenção da Dengue: veja quais os repelentes ideais contra o mosquito. Foto: Canva Fotos

Outro alerta dos dermatologistas é que apesar das durabilidades distintas dos produtos, não é recomendada uma aplicação superior a três vezes por dia.

Devido a efetividade por um maior número de horas, a Icaridina 20-25% é a considerada mais efetiva contra o Aedes aegypt.

Cuidados para diferentes idades

Apesar das substâncias serem as mais indicadas contra o mosquito da dengue, é preciso tomar alguns cuidados específicos, a depender da faixa etária.

O uso do repelente só deve acontecer a partir dos seis meses de idade e algumas substâncias são mais indicadas do que outras:

  • Crianças de seis meses a dois anos: IR3535, aplicar uma vez ao dia
  • Crianças entre dois e sete anos: IR3535, aplicar até duas vezes ao dia; Icaridina 20-25%, aplicar até duas vezes ao dia; DEET infantil 6-9%, até duas vezes ao dia
  • Crianças a partir de sete anos: Icaridina 20-25%, aplicar até três vezes ao dia; IR3535, até três vezes ao dia; DEET infantil 6-9%, até três vezes ao dia
  • Adultos, idosos e gestantes: Icaridina 20-25%, aplicar até três vezes ao dia; DEET 10-15%, aplicar até duas vezes ao dia; IR3535, aplicar até três vezes ao dia

Os especialistas lembram ainda que o início da manhã e o fim da tarde são os horários preferidos de circulação da fêmea do mosquito da dengue, responsável pela transmissão do vírus.

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde