icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Por que a telemedicina é tão importante na pandemia

Com a regulamentação da teleconsulta, os brasileiros passaram a poder se consultar de maneira remota

foto autor

Redação iBahia

26/07/2021 às 9:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:32 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, no início de março de 2020, impôs uma mudança brusca de rotina. A necessidade do isolamento social fez com que o que era feito presencialmente passasse a ser feito de modo virtual, desde o trabalho, até a compra do mercado e também as consultas médicas. Com a regulamentação da teleconsulta, os brasileiros passaram a poder se consultar de maneira remota.

"A teleconsulta, e a telemedicina como um todo, amplia e facilita o acesso da pessoa ao serviço de saúd. Isso para mim é o maior ganho, independentemente da pandemia", pontua o médico especialista em medicina de família e comunidade, Filipe Loures.

A teleconsulta auxilia no acompanhamento de outras doenças, que não podem ser negligenciadas. Algumas, inclusive, aumentam o risco do paciente desenvolver formas mais graves da Covid-19 e de outras infecções, por isso, precisam ser acompanhadas, como como doenças cardíacas, obesidade, hipertensão arterial, diabetes tipo 1 e tipo 2.

Dúvidas

Quem nunca utilizou o serviço e tem dúvidas algumas dúvidas em relação a teleconsulta. Uma questão frequente, por exemplo, é como funcionam as solicitações de exames ou pedidos complementares. Tudo, no entanto, é feito de maneira segura e rápida, inclusive podendo agilizar o atendimento, o que é positivo tanto para os pacientes quanto para os médicos.

A consulta pode ser feita por meio de uma plataforma própria do serviço de telemedicina escolhido ou até mesmo pelo WhatsApp do paciente. A conversa entre médico e paciente precisa ter boa conexão, para que o áudio e o vídeo tenham qualidade e a avaliação seja feita de forma adequada.

O paciente pode marcar teleconsultas através dos serviços oferecidos pelos planos de saúde ou assinando o serviço de empresas especializadas em telemedicina, como o Você Saúde. O serviço tem atendimento 24 horas, possui duas opções de plano e atende mais de 15 especialidades médicas.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde