Assim como aconteceu com a Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quinta-feira (11), que o surto da varíola dos macacos não é mais uma emergência de saúde pública.
O alerta foi feito em julho do ano passado diante do registro das primeiras infecções fora da África. No entanto, a diminuição no número de casos nos últimos três meses garantiu a mudança de status.
Leia também:
"Quase 90% menos casos foram relatados nos últimos três meses em comparação com os três meses anteriores", disse Tedros Adhanom, diretor da OMS. "No entanto, como no caso da Covid, isso não significa que o trabalho acabou. Mpox continua a representar desafios significativos à saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável, enquanto saudamos a tendência de queda dos casos globalmente", afirmou.
Ainda de acordo com a instituição, o brasil foi um dos países mais afetados pela doença. Ao todo foram 10.920 casos, atrás somente dos Estados Unidos, com 30.15 Além disso, o país registrou 16 mortes pela Mpox. O Brasil teve 12,5% de todas as notificações de infecção.
O último relatório divulgado, nessa quinta, a OMS destacou que apesar da decisão, as curvas epidêmicas sugerem que o surto continua com baixos níveis de transmissão nas regiões da Europa e das Américas, e aumento na região do Pacífico Ocidental, com relatos do Japão, China e Coreia do Sul.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!