![]() |
---|
Cuidado com o excesso no consumo de Omega 3 e 6 é importante |
A ingestão desenfreada do Omega 6, por exemplo, pode causar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doença inflamatórias do intestino, câncer, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes. De acordo com a nutricionista do Tanara Ferreira, da Hapvida, o nutriente tem sido consumido 20 vezes mais que o irmão mais famoso, o Ômega 3. Dessa forma, a baixa do 3 no organismo leva a comportamentos compulsivos, impulsivos e suicidas, e doenças como: depressão, mal de Alzheimer, Parkinson.
"Todos os nutrientes, - desde carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, têm que ser consumidos nas quantidades certas diariamente. Por exemplo, todo dia eu preciso de vitamina C em quantidade determinada, essa quantidade varia de acordo com a faixa etária, sexo e estilo de vida", pontua.
Esses malefícios ocorrem porque o excesso de Ômega 6 favorece a produção de substâncias pró-inflamatórias, ou seja, aumenta a inflamação no corpo. A nutricionista indica que para haver o equilíbrio é importante o consumo diário, mas moderado de ambas as gorduras na dieta.
O Omega 3 pode ser encontrado no atum, salmão, bacalhau, crustáceos, brócolis, espinafre, azeite de oliva, na sardinha, semente de chia, semente de linhaça, entre outros alimentos. Já o Ômega 6, está presente na linhaça dourada, nos óleos de milho, soja e girassol, no leite, ovos, carne animal, lula, peixes de água quente, açafrão e nozes.
Veja também:
Leia também:

Em Salvador
Hospital faz mutirão com 100 vagas para exames de suspeita de câncer

Saiba detalhes
Faculdade realiza mutirão com atendimento médico gratuito em Salvador

Câncer no pâncreas
Datena revela conversa delicada com Edu Guedes após diagnóstico

'Ligou chorando para a filha'
Idosa é esquecida em unidade de saúde enquanto tomava medicação na BA
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade
