Passa horas na academia e não ver tanto resultado? Você precisa verificar suas taxas hormonais. A deficiência de testosterona no organismo ocasionar em cansaço, perde de libido, acúmulo de gordura e até levar a obesidade. Os efeitos são diferentes em homens e mulheres.
Nas mulheres, uma das causas do acúmulo de gordura no corpo, diminuição de libido e perda de massa muscular é a deficiência da testosterona. Já nos homens esta falta causa dificuldade de ereção, perda da libido, ondas de calor, náusea, palpitações, cansaço (fadiga), diminuição da massa óssea e perda muscular, distúrbio do sono, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, memória ruim e até depressão.
De acordo com Henrique Passos, endocrinologista e ortomolecular, na maioria das vezes, é possível controlar as taxas hormonais optando por uma alimentação saudável, com baixa carga glicêmica, pobre de gordura trans e rica em zinco.
“Costumo dizer aos meus pacientes, que normalmente, vivendo com equilíbrio, tudo pode. É preciso aprender a se alimentar, fazer atividades físicas regulares como a musculação e exercícios cardiovasculares, para manter seu nível de testosterona equilibrados", aconselhou o médico.
O endocrinologista também alertou que é importante procurar um especialista, pois em casos extremos há necessidade de reposição através de medicamentos. Vale lembrar que você não deve tomar anabolizantes sem indicação médica.
O especialista ainda indicou que os níveis de testosterona diminuem com a idade. O declínio começa ao atingirmos a maturidade e prossegue à medida que envelhecemos, mas a velocidade de queda é muito variável. Para evitar problemas, você precisa ter cuidados constantes com a saúde (consultas médicas e exames de rotina regularmente).
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!