Já programou seu fim de semana? Seja festa, happy hour ou reunião familiar a orientação é não exagerar nos drinks e comidas. Os nutricionistas Acauã Vídero e Queila Duque garantem que tudo na vida é uma questão de equilíbrio e que você pode sim comer as coisas que gosta sem ficar com peso na consciência.
Para te ajudar a aproveitar da melhor forma os eventos com comida sem prejuízos para saúde, os especialistas prepararam um guia do que fazer antes e depois das festas ou happy hours.
Antes e durante
1- Coma antes de sair de casa: "É muito importante se alimentar de forma saudável antes de qualquer evento, isso vai fazer com que as pessoas evitem exageros. Uma pessoa alimentada não tem muito apetite para comer e não 'come com os olhos'", aconselhou Acauã.
2- Observe os alimentos disponíveis para consumo: "Evite frituras e prefira sempre alimentos assados", alertou Queila.
3- Hidratação: consuma bastante líquido para manter o corpo sempre hidratado e diminuir os efeitos do álcool no organismo.
4- Escolha da bebida: o ideal é optar por um drink com poucas calorias. "A minha dica para consumo é a roska sem açúcar ou uísque com água de coco", disse Acauã.
O nutricionista ainda contou que a cerveja é a bebida mais prejudicial para quem quer perder peso e ter um estilo de vida mais saudável. "Uma lata de cerveja de 350ml tem em média 155 kcal".
Além disso, lembre de intercalar o álcool com água.
5- Programe-se: se souber do evento com antecedência, você pode investir um pouco mais na alimentação equilibrada e nas atividades físicas durante a semana.
Leia também:
Depois
1- Reduza as calorias ingeridas durante o dia: tenha uma alimentação mais leve no dia seguinte. Rica em folhas verdes, saladas, leguminosas, vegetais de cores escuras (brócolis, espinafre e rúcula).
2- Tome bastante líquido: água, sucos naturais e chás são ótimos aliados, principalmente se você tiver ingerido bebida alcoólica no dia anterior.
3- Combata os efeitos dos alimentos muito gordurosos em seu organismo: no dia seguinte, prefira alimentos com ação anti-inflamatória no prato. Gengibre, brócolis, morango, melancia, goiaba, alho, lima e outras fontes de vitamina C são algumas opções.
4- Não se acabe nos sucos detox: essa bebida não é milagrosa e nem vai compensar todas as calorias ingeridas no dia anterior. "Os sucos detox ajudam a potencializar a eliminação de toxinas do nosso corpo, que é um processo que o próprio organismo já faz", explicou Queila.
5- Atividade física: fazer exercícios também ajuda a diminuir os efeitos da "escapadinha" do cardápio saudável.
Fontes:
Queila Duque - Nutricionista, coach e practitioner Barra de Access
CRN5 2676
Acauã Vídero - Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN5 8128
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!