Todo ano o Carnaval promete muita alegria e a preocupação com a festa é tanta que alguns foliões acabam se esquecendo de cuidados mais básicos com a saúde. Para te ajudar a curtir os dias de folia sem problemas, o médico Aier Adriano Costa separou nove dicas. Confira:
1) Alimente-se bem: você precisa comer em um intervalo de 3 horas ajuda não só a manter a energia para ir atrás do trio, como a repor vitaminas e sais minerais que são eliminados com mais facilidade já que precisam ser usados para eliminar o álcool do organismo. Refeições leves são as ideais com frutas, sanduíches, snacks, eles ajudam a dar energia e manter o corpo preparado.
2) Beba MUITA água: manter o corpo hidratado é fundamental, beba água, vitaminas, sucos naturais, isotônicos e água de coco. Esses alimentos evitam muitos problemas como insolação, mal estar, tonturas, desmaios e até a famosa ressaca. A hidratação ajuda a repor os sais minerais que o organismo perdeu na folia.
Leia também:
3) Use camisinha: o uso do preservativo é recomendado em todas as relações. É a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças como sífilis, herpes genital e a AIDS. O médico ainda indicou que é importante ter cuidado com o uso de pílula do dia seguinte, pela concentração de hormônio, que atrelada ao excesso de álcool pode trazer danos ao organismo.
4) Use filtro solar: para evitar desidratação e queimaduras, evite ficar exposto ao sol nos horários de maior incidência, entre as 10h e às 16h. Proteja-se, use o protetor a cada 2h. Óculos de sol, bonés, chapéus, também são muito bem-vindos.
5) Cuidado com as fantasias: os dias são naturalmente mais quentes devido à época do ano, por isso, é bom tomar cuidado até na hora de se vestir. Use roupas leves e sapatos confortáveis, para evitar bolhas ou calor em excesso.
6) Bebidas energéticas com cautela: segundo o médico, essas bebidas apresentam um alto teor de cafeína o que pode causar insônia e atrapalhar o sono. “O uso de bebidas energéticas atreladas ao álcool podem causar arritmias e palpitações, por isso devem ser evitados”, explicou Aier
7) Carteirinha de vacinação em dia: durante o carnaval é comum acontecer acidentes, como cortes com garrafas de vidro e objetos de metal, o segundo é fonte de bactérias e responsável pela transmissão do tétano. Além disso, o grande número de pessoas nas ruas facilita a transmissão de doenças.
8) Durma: não esqueça de descansar. O ideal é dormir pelo menos 7h por dia, mas se não conseguir tente fazer pausas durante o dia. Vale até um cochilo após o almoço.
“O abuso do álcool, falta de descanso, má alimentação e alta exposição ao sol podem trazer consequências severas à saúde. Inflamação no fígado, desidratação, tonturas, vômitos, desmaios, dores de estômagos e outros problemas”, finalizou Aier Adriano.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!