Com 100% das consultas de ginecologia e mastologia preenchidas e cerca de 1.700 mamografias disponíveis, a Campanha do Outubro Rosa, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais, será encerrada no próximo dia 4 de novembro.
Os exames devem ser agendados pelo site da campanha, que contempla mulheres de 40 a 69 anos que não tenham feito o exame a menos de seis meses e não tenham feito cirurgia na mama.
Leia também:
No dia do exame deve ser levado o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é preciso levar requisição médica para a mamografia.
Durante a ação, estão sendo ofertadas mais de 20 mil mamografias e 2,7 mil consultas com ginecologistas e mastologistas, com atendimento em unidades móveis da Sesab, de segunda a sábado, das 7h às 18h, estacionadas em pontos estratégicos, como a Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros.
Tratamento
O tratamento do câncer para aquelas mulheres que tiverem o diagnóstico da doença será garantido pela Secretaria da Saúde do Estado. Caso haja alguma alteração na mamografia, serão feitos exames complementares e, em caso positivo, a mulher será encaminhada para rede de atenção.
Câncer de mama
De acordo com estimativas do INCA, em 2023, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil alcance 73.610. Na Bahia, a previsão é de 4.230. No ano passado, foram notificadas 1.083 mortes por conta do câncer de mama. Já em 2021, este número chegou a 1.071.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula empresas, população e entidades públicas e privadas a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. O diagnóstico precoce pode levar à cura do câncer em 90% dos casos.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!