Uma adolescente de 16 anos foi surpreendida nesta segunda-feira (11), após procurar atendimento médico por dores abdominais e descobrir uma gravidez avançada. A jovem deu à luz a um menino na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Brotas, localizada na capital baiana.
A equipe clínica também se surpreendeu. Antes do parto, a jovem foi avaliada e submetida a exames laboratoriais e de raio-x. Segundo informações da enfermeira Luciene Passos, a adolescente tinha negado a possibilidade de gravidez.
Leia também:
A adolescente foi encaminhada para a sala de medicação, mas os profissionais de saúde identificaram a evolução no quadro da jovem, com inchaço vaginal e rompimento da bolsa amniótica. Nesse momento, a equipe médica foi acionada.
Leia mais
- Bahia registra duas mortes por chikungunya em 2024
- Dengue na Bahia: número de cidades em epidemia sobe para 175
- Salas de vacinação contra a dengue são ampliadas em Salvador
"O parto foi realizado na sala de medicação, sem intercorrências. Para mim, foi muito gratificante, foi uma emoção muito grande estar com toda a equipe da UPA de Brotas. Fiquei muito emocionada hoje", destacou a enfermeira.
Jovem foi encaminhada para maternidade
O bebê do sexo masculino nasceu com 3,175 kg e 51 centímetros. Após cuidados iniciais à criança e à mãe, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada para encaminhar a paciente ao Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).
Além da enfermeira Luciene, a equipe foi composta pelos médicos Roberta Veiga, Juliana Andrade e Gabriel Costa, pelas técnicas de enfermagem Damiana Pinto, Ivana Batista, Judice Vale e Ivany Borges e pelas médicas pediatras Caroline Schons, Fernanda Ataíde e Luana Couto.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!