O primeiro Hospital Municipal do Homem foi inaugurado nesta sexta-feira (5) em Salvador. A nova unidade de saúde conta com 150 leitos e funcionará no antigo Hospital Sagrada Família, no Monte Serrat. Segundo informações da prefeitura de Salvador, o investimento foi de R$ 35 milhões. O valores foram aplicados em reformas e compra de equipamentos e mobiliários.
Com a inauguração, a unidade fica sob gestão das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O secretário municipal de Saúde, Alexandre Reis, explicou que o Hospital Municipal do Homem não será uma unidade de demanda aberta, e sim regulada. Ou seja, o paciente das UPAs e unidades de saúde serão regulados para realizar o atendimento no HMH.
Leia também:
Confira os serviços e estrutura do Hospital Municipal do Homem
Dentre os serviços oferecidos estão os atendimentos de casos de alta complexidade nas áreas de cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia, clínica médica, terapia intensiva, radiologia e radiologia intervencionista.
O HMH será o primeiro hospital público da Bahia a dispor de um aparelho de laser de Alta Potência, permitindo a realização de cirurgias de próstata e cálculos renais de forma menos invasiva. A técnica traz menor risco de complicações e sangramentos e uma recuperação mais rápida para os pacientes.
A estrutura do hospital conta com 20 leitos de Terapia Intensiva Adulto, 50 leitos para Cirurgia Vascular, 50 leitos para Urologia, 20 leitos de Cirurgia Geral, 10 leitos de Hospital Dia, agência transfusional e ambulatório com oito consultórios indiferenciados, com capacidade instalada para 3.850 consultas mensais.
Haverá ainda dois centros cirúrgicos: um centro cirúrgico com cinco salas operatórias para as especialidades de cirurgia geral e cirurgia vascular; e o Centro Cirúrgico do Homem, com três salas operatórias e capacidade para quase 1,5 mil cirurgias urológicas por ano.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!