icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Luto na música

Cyva, do Quarteto em Cy, não terá corpo enterrado; entenda

Cantora faleceu no último domingo (22), vítima de um quadro de septimia

foto autor

Lucas Sales

23/10/2023 às 20:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A cantora Cyva, que pertencia ao grupo Quarteto em Cy, desejava doar o corpo para pesquisa após a morte. Ela estava internada em um hospital do Rio de Janeiro e faleceu no último domingo (22), vítima de um quadro de septimia - infecção generalizada grave do organismo, causada por microrganismos patogênicos. Ela tinha 85 anos.


				
					Cyva, do Quarteto em Cy, não terá corpo enterrado; entenda
Cyva tinha 85 anos e integrava o Quarteto em Cy. Foto: Reprodução / Redes sociais

Segundo um comunicado publicado pela família da artista baiana, o corpo dela será doado para estudos e poderá ser utilizado em aulas de anatomia em escolas de medicina. Por causa da decisão, não haverá velório.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

"Comunicamos aos amigos e fãs que era um desejo de Cyva que quando se desse seu retorno à pátria espiritual não houvesse velório e seu corpo fosse doado a uma universidade para fins de estudo e pesquisa. A família está respeitando este desejo e agradece a compreensão. Que cada um, dentro da sua fé, possa envolvê-la em suas preces", informou o comunicado.

Assim como a doação de órgãos pode ajudar a manter outras pessoas vivas, a doação de corpos para estudos acaba contribuindo para a evolução da ciência. Usados em aulas de anatomia e outros estudos na área de saúde, eles têm um valor muito importante para as instituições de ensino superior.

Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), inclusive, há um Programa de Doação de Corpo (PDC) para realizar o processo. É o único no estado.

Para se tornar um doador de corpo, a pessoa não precisa necessariamente ser maior de 18 anos, mas o assunto precisa ser discutido com a família e amigos.

Para maiores de idade, basta entrar em contato com a Ufba para preencher o “Termo de Intenção de Doação Voluntária”, que deve ser assinado pelo doador e por duas testemunhas (de preferência parentes de primeiro grau) e reconhecido em cartório (doador e testemunhas). O registro oficial é recomendável, porém não é obrigatório. Além disso, é preenchido um formulário com informações sobre a saúde do doador.

Se o doador for menor de 18 anos pode se tornar doador com o consentimento dos responsáveis legais. Se o doador for incapaz de preencher os dados, um familiar responsável poderá fazê-lo. Saiba mais clicando aqui.

foto autor
AUTOR

Lucas Sales

AUTOR

Lucas Sales

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde