Se sentindo estressado ou ansioso? Alguns excessos de atividades, pensamentos, barulho e luminosidade podem causar insônia, que consequentemente atrapalham a rotina do a dia. No entanto, existem métodos naturais como os óleos essenciais, que podem ajudar a acalmar e cuidar da saúde mental e física. Confira alguns:
Segundo a especialista em aromaterapia, Taciana Lisboa, existem óleos essenciais para todo tipo de necessidade e eles podem ser usados de diversas maneiras. “As substâncias podem ser usadas no difusor, em escalda-pés ou até mesmo em contato direto com a pele, espalhando nas mãos ou palmas dos pés. O mais importante é contar com o auxílio de profissionais que darão a devida orientação sobre a melhor forma de usar cada tipo de óleo para obter o máximo de benefícios”.
Ansiedade
A ansiedade e estresse que se intensificaram nos últimos meses em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, seja pelo receio da contaminação como também pela necessidade de isolamento social e os desafios enfrentados por muitas pessoas para conciliar a vida pessoal e profissional, podem ser amenizados com o uso do óleo essencial de laranja.
Insônia e TPM
Para quem sofre de insônia ou busca uma noite de sono mais tranquila e reparadora, até mesmo para crianças e bebês, o óleo essencial de lavanda é ideal. Pesquisas apontam que a lavanda auxilia nesse sentido e ajuda as pessoas a acordarem mais dispostas e revigoradas por estar associada à diminuição da pressão sanguínea, batimentos cardíacos e temperatura da pele. Ela alivia também os efeitos da TPM nas mulheres.
Congestionamento nasal
As pessoas que convivem com problemas de nariz entupido ou escorrendo, o óleo de eucalipto auxilia por reagir com as mucosas, diminuindo o muco, além de aliviar também dores de cabeça.
Foco e concentração
Quem tem enfrentado dificuldades de concentração nesse período de pandemia pode se beneficiar com óleo essencial de canela. Ele ajuda a melhorar o foco e a concentração.
Disposição
O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser bastante benéfico para acordar, fazendo as pessoas se sentirem mais alertas, com menos fadiga, além de melhorar a memória.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!