O Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), destaca a importância da substância para a vida. Beber água é uma das principais e mais simples ação que podemos fazer para cuidar da saúde. Por isso, a hidratação correta é extremamente importante, e existem algumas afirmações que não são verdadeiras sobre o assunto. Confira o que é mito e verdade:
Beber água ajuda no processo de emagrecimento - Verdade
Mas tomar água em si não emagrece. De fato, a hidratação correta ajudar o corpo a executar reações metabólicas que promovem a perda de peso. Vale destacar que isso só acontece quando há um plano alimentar bem estabelecido e o consumo de água seja alinhado com o consumo de outros alimentos e nutrientes.
Leia também:
É recomendado beber 2 litros de água por dia - Mito
A quantidade de água necessária para consumir não é a mesma para todas as pessoas. Cada indivíduo possui características, portanto, o tamanho e o peso de uma pessoa, a temperatura externa do ambiente e o ritmo de perda de líquidos que essa pessoa possui são elementos fundamentais para definir o quanto é necessário beber de água por dia.
Alguns especialistas afirmam que a conta mais precisa deve ser feita a partir da multiplicação do peso corporal por 35 ml. Porém, o melhor caminho é entender junto ao profissional de nutrição a quantidade correta para seu dia a dia.
Beber água com gás é tão prejudicial quanto refrigerante - Mito
A água com gás além de refrescar e matar a sede, a bebida ainda é importante para controlar a vontade de tomar refrigerantes. A água com gás tem a mesma quantidade de calorias da água mineral natural: zero. No refrigerante, a grande responsável pelos problemas da bebida é a quantidade de açúcar, o que não há na água com gás.
É preciso consumir água mesmo sem a sensação de sede - Verdade
Sentir sede é um sinal do corpo sobre a falta de água no organismo. No entanto, não é somente nesses momentos que você precisa ingerir água. A sede é apenas o momento extremo dessa necessidade, ao longo do dia, é preciso beber água mesmo quando o corpo não indica essa necessidade.
É possível trocar água por sucos, chás ou outros líquidos - Mito
A melhor forma de ingerir água é em sua forma direta ou ainda do líquido presente em alimentos, sobretudo aqueles naturais e sem adição de elementos como açúcares e sódio.
Por conta disso, as bebidas industrializadas como sucos, chás e refrigerantes, em sua maioria, contém um volume considerável de açúcar e sódio, que, em excesso, são fatores principais para o aumento do peso.
Consumir muito sal ou açúcar aumenta a sede - Verdade
A alimentação é fundamental para o processo de hidratação do corpo. Assim, é fato que o sal e o açúcar são nutrientes facilmente absorvidos pelo sangue, iniciando o processo de osmose e aumentando a necessidade de água.
Isso quer dizer que ao ingerir alimentos carregados de sal ou de açúcar, seu organismo precisa de mais água para suprir a falta das estruturas orgânicas do corpo.
É possível passar mal por consumir muita água - Verdade
Os rins conseguem filtrar em média 800 a 1000 ml de água em uma hora em um adulto saudável e em condições normais. Isso quer dizer que, dentro desse limite, não há chance do consumo de água fazer mal para a saúde.
No entanto, especialistas afirmam que quantidades superiores a 3 ou 4 litros de água por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!