Quer adotar hábitos saudáveis na sua alimentação? O pequi é uma ótima opção. O fruto é originário do Cerrado brasileiro e marcado pelo sabor forte e por ser altamente nutritivo. Além disso, ele é super versátil podendo ser muito usado no preparo de sucos, mousses e doces nordestinos. Pensando nisso, a Taeq separou benefícios ao consumi-lo na alimentação. Confira:
Pequi é rico em vitaminas A, C e betacaroteno, auxiliando no sistema imunológico
Um dos principais benefícios do pequi é que ele possui um alto teor de vitaminas A, C e antioxidantes, que contribuem diretamente para o sistema de defesa do corpo. O betacaroteno presente na fruta, em especial, é um tipo de pigmento que, a longo prazo, faz bem para a saúde da pele e do sistema cardiovascular.
Por ser rica em fibras, a fruta pequi ajuda na digestão, no controle do colesterol e do índice glicêmico
O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares nutrientes que garantem mais saciedade, contribuem para o funcionamento do aparato gastrointestinal e auxiliam no controle do índice glicêmico. Vale destacar que as fibras também são importantes para o controle do colesterol e ajudam, em conjunto com outros nutrientes, a fortalecer a imunidade do corpo.
Fruta faz bem para a saúde da visão
Por ser fonte de vitamina A, o pequi também se destaca por auxiliar na saúde da visão protege os olhos contra a degeneração macular e evita possíveis problemas na córnea. A vitamina A também tem uma forte ação antioxidante e, por isso, é fundamental para a saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
Pequi é fonte de ferro, fósforo, magnésio, potássio e outros minerais importantes
Além de fornecer vitaminas e agentes antioxidantes, o pequi também é rico em diversos minerais indispensáveis para o organismo. O grande destaque vai para o alto teor de ferro presente no alimento - mineral que ajuda a prevenir anemia e garante o bom funcionamento do sistema circulatório. Além disso, a fruta fornece potássio, fósforo e magnésio, que são fundamentais para a saúde dos ossos e músculos.
Faz bem para a saúde do cérebro, pois é fonte de vitaminas do complexo B
Outro diferencial da fruta pequi é que ela ajuda diretamente na saúde do cérebro, pois fornece vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e também os minerais zinco e cobre. Esses nutrientes, trabalhando em conjunto, são fundamentais para prevenir doenças neurológicas e fortalecer o sistema nervoso como um todo.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!