Um açaí geladinho é tudo que o brasileiro precisa nos dias mais quentes. De acordo com um levantamento pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país consome cerca de 800 toneladas de açaí por ano. Essa popularidade vai muito além do sabor: ele possui propriedades funcionais e benéficas ao nosso organismo.
A fruta é rica em vitaminas C e E, ômega-9 e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam no bom funcionamento do coração e do cérebro. Por esses fatores, ela é considerada um superalimento e indicada para quem deseja manter uma dieta saudável. O marca Açaí da Barra reuniu algumas das principais razões para consumir a fruta. Confira:
Leia também:
- Fortalece o sistema imunológico
A lista de benefícios começa com a importância da fruta para o sistema imunológico, a parte defensiva do organismo.
As vitaminas e propriedades do açaí têm ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para o aumento das células de defesa do corpo. Essas células são essenciais no combate a várias doenças, inclusive a covid-19.
- Fonte de energia
Não é à toa que muita gente consome o açaí antes do treino. Ele é rico em carboidratos e proteínas, componentes essenciais para a produção de energia pelo organismo. Por serem elementos de rápida digestão, não deixam aquela sensação pesada no estômago e garantem uma rápida injeção de ânimo e disposição.
- Melhora a saúde do coração
As propriedades da fruta também contribuem para o tratamento e prevenção de algumas doenças cardiovasculares, como o colesterol LDL (conhecido como ruim) e a aterosclerose - acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.
Além disso, ele evita a formação de coágulos e promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a pressão arterial.
- Combate o envelhecimento
Pois é, o açaí também possui “superpoderes” contra o envelhecimento. Os antioxidantes e a vitamina E agem diretamente na defesa das células do corpo contra a ação prejudicial dos radicais livres.
Para os cabelos e pele, por exemplo, a fruta retarda o aparecimento de fios brancos, rugas e marcas de expressão. Já para o sistema neurológico, essa função se faz presente ao prevenir doenças como Alzheimer.
- Ajuda a melhorar a saúde mental
E além de todos esses fatores, a fruta ainda faz bem para a nossa mente. E não é só porque é gostosa não! A explicação científica é que os polifenóis, micronutrientes que são potências à base de plantas, ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, atenuam processos inflamatórios ajudando também a melhorar a memória e a aprendizagem.
Apesar do açaí trazer todos esses benefícios para a saúde, ele não pode ser consumido de forma descontrolada. Em seu formato mais comum, é adicionado o xarope de guaraná, que deixa o açaí docinho e com gosto de sobremesa. O alto consumo da fruta nesse formato pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, causando problemas de saúde.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!