Quem nunca se enxergou sem saber o que fazer quando encontra um piolho na cabeça. Veja abaixo alguns mitos e verdes sobre o assunto.
A criança deve cortar ou raspar o cabelo se tiver piolho
MITO - Cortar ou raspar o cabelo não trata e nem impede a contaminação, apenas facilita a identificação do parasita.
O piolho pula e voa
MITO - O piolho não possui a capacidade saltar, voar ou pular de uma cabeça para outra, ele se arrasta.
A criança deve ser afastada da escola
MITO - A contaminação não é igual a da gripe, em que o vírus se dissemina no ar. Este parasita é transmitido apenas com o contato direto entre uma pessoa infectada e outra não infectada, que pode ser ao encostar a cabeça ou com o empréstimo de objetos pessoais, como boné, pente, e escova
O piolho causa uma doença
VERDADE - O piolho é responsável pela pediculose, doença que causa irritação e coceira no couro cabeludo.
A cabeça coça quando o piolho anda
MITO - O piolho é um inseto muito pequeno (do tamanho de um grão de chia) que se alimenta de sangue humano. É a sua saliva que irrita e dá coceira no couro cabeludo.
Além da coceira, a anemia pode ser um sintoma da pediculose
VERDADE - Como o piolho se alimenta de sangue, o paciente pode chegar a ter anemia em casos graves, quando há uma grande infestação ou quando não é feito o combate adequado.
Cabelo limpo, piolho longe
MITO - Diferente do que muitos pensam, cabelo sujo não atrai piolho. A falta de higiene não têm relação com a infestação de piolhos. Na verdade, o inseto prefere cabelos limpos.
Adultos podem pegar piolho
VERDADE - Qualquer pessoa pode ter piolho, basta ter o contato direto com o cabelo ou fazer o uso de algum artigo pessoal de alguém que esteja contaminado.
Lêndea é piolho morto
MITO - A lêndea, que é aquela casca branca, é o ovo do piolho, que é deixado depois que o inseto nasce.
Passar pente fino elimina os piolhos
VERDADE - Estes insetos ficam entre a raiz e os fios do cabelo. O uso do pente fino junto com um xampu ou uma loção específica para matar os piolhos é a melhor forma de eliminar o parasita.
Piolho só dá na cabeça
MITO - Na verdade, existem três tipos de piolho. O da cabeça é o mais comum, mas o parasita também pode atacar a região pubiana, que é o caso do “chato”, e o “muquirana” pode se espalhar pelo corpo.
Vinagre combate o piolho
VERDADE - Misturado com água, o vinagre ajuda no combate ao parasita e facilita a remoção, com um pente fino, dos insetos e das lêndeas, que ficam presos nos fios.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!