Muita gente quer emagrecer, porém faz isso de maneira errada. São vários os fatores que podem influenciar no fracasso do emagrecimento, inclusive por problemas de saúde, como alterações hormonais. Confira alguns motivos que podem impedir a sua perda de peso.
Você não pratica exercícios regularmenteNão adianta só fazer dietas mirabolantes. Manter o corpo ideal depende de atividade física frequente.
Você costuma ingerir álcool e refrigerante com frequênciaO álcool engorda mesmo! Só para se ter uma ideia, 1 grama de carboidrato corresponde a 4 calorias, assim como a proteína. A mesma quantidade de álcool oferece bem mais: 7,1 calorias, e a gordura, 9 calorias por grama.O ideal também é deixar o hábito de tomar refrigerantes mesmo sendo Diet/ Light, pois não agregam nenhum valor nutricional.
Você adere às dietas da modaAs dietas da moda podem até ajudar a reduzir o peso por algum tempo, mas o resultado dificilmente será permanente e, por vezes, saudável. A quantidade de restrições impostas por muitas dessas dietas é outro ponto negativo, o que dificulta a manutenção do programa alimentar.
Você está sempre estressado e trabalha demaisHá uma maior liberação de cortisol, hormônio secretado pelas glândulas adrenais, que ajudam nosso corpo a regular a pressão sanguínea, o sistema imunológico e a insulina. Em outras palavras, isso significa que, quanto mais estressado estamos, maior secreção de cortisol, maior o acúmulo de gordura abdominal e maior é o aumento de peso.
Você não resiste a um docinhoA sobremesa de cada dia pode ser uma perigosa inimiga, se for feita com açúcar. A razão pela qual os doces são tão prejudiciais é a mesma dos refrigerantes comuns. Ao ingerir açúcar simples, o pâncreas libera o hormônio insulina para normalizar a resposta da glicose no organismo.
Você dorme malUma noite (ou várias) mal dormida pode afetar no peso das pessoas, de acordo com pesquisas recentes. O sono pode alterar o cérebro e, assim, aumentar o apetite das pessoas – principalmente em relação aos alimentos menos saudáveis, porém muito saborosos.
Você não tem horários fixos para comerPessoas que pulam refeições, como o café-da-manhã, ou comem em horários desregulados têm também desvantagem no emagrecimento em relação a quem segue o relógio com mais rigidez. Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar pode reduzir o ritmo do metabolismo, já que o organismo que passa vários períodos sem alimento tende a poupar calorias (em vez de queimá-las).
Você come quando está ansioso ou tristeAtrelar a comida às emoções ou ceder à gula são um caminho tortuoso para quem deseja emagrecer. Outro ponto crucial, para evitar que a tristeza ou a ansiedade atrapalhem o peso, é consumir alimentos bons para o bom humor. Alguns vegetais, frutas, cereais integrais, grãos, oleaginosas, carnes magras, peixes e ovos são capazes de manter um bom nível do neurotransmissor serotonina.
Você tem baixa autoestimaBaixa autoestima não afeta somente os relacionamentos interpessoais, mas também sua relação com a alimentação.