A mudança de tempo reage diretamente no metabolismo do corpo. No calor, o organismo tende a ter um metabolismo mais acelerado, o que não acontece quando esfria. Em Salvador, nos últimos dias, fenômenos, como muito sol, frio e calor, aparecem de forma inesperada e podem causar um estrago ao organismo. “Essas transições no clima, também provocam transições no corpo. Nós tendemos a acumular toxinas porque temos vontades de comer muitos alimentos que saciam a nossa gula, mas não responde às necessidades do corpo e atrapalha o seu funcionamento”, explica a nutricionista funcional, Elmar José Perez. De acordo com a especialista, com essa confusão, o corpo pode sofrer com a baixa na imunidade, acúmulo de toxinas e ganho de peso. “Nessa batalha com a balança e o bem estar, os alimentos funcionais podem ser grandes aliados para aumentar a imunidade, controlar o metabolismo, desintoxicar e potencializar os exercícios”, diz. Aqui, cinco hábitos alimentares que podem ajudar na força tarefa de manter o corpo, a mente e a alma em total sincronia, desintoxicando e preparando para enfrentar a instabilidade do tempo na capital baiana. Consumir esses alimentos é tipo de tratamento necessário e que somente tem efeito se for realizado com no mínimo sete dias consecutivos. Então integre à sua alimentação essas dicas de nutrição:
|
---|
|
1. Verdes – Comer verduras, como couve, brócolis, repolho e pepino é como absorver a luz do sol, nos dias invernais. Além disso, ajuda regular o metabolismo, remove as toxinas e vai dar um
up grade na imunidade.
2. Legumes doces - abóbora, batata doce, cenoura e beterraba são ótimas opções para fugir do desejo que aumenta de comer doce no período mais frio. E mais: eles ajudam a melhorar as condições respiratórias. Para o treino isso é essencial, já que são ricos de vitaminas C e, portanto, previne problemas como gripes e resfriados. Além disso, eles têm beta-caroteno e Vitamina A que aumentam sua imunidade e de quebra fará bem para a pele e os olhos.
3. Grãos e cereais integrais - evitar farinhas originadas do germe de trigo. Opte por grãos integrais, tais como cevada, aveia, quinoa e milho. Ele vai funcionar como um tipo de esponja que absorverá todas as toxinas do corpo. Além de equilibrar o colesterol.
4. Água - se deve beber cerca de 2-3 litros de água por dia. Isso é vital. Isso inclui descafeínados, chás, todos sem açúcar.
5. Exercício físico - Praticar de 30-60 minutos de atividades físicas do dia, vai ajudar a suar e assim eliminar toxinas.
6. Açúcar - O organismo não precisa de açúcar, muito menos o refinado, e adoçantes artificiais. Eles são os maiores amigos das intoxicação.
7. Laticínios e antibióticos - o ideal é evitar ingestão de produtos lácteos. A indicação é tomar somente um copo por dia. Se ficar gripado, um médico deverá ser consultado para orientar quanto a possibilidade de substituir os antibióticos por chás medicinais. Os antibióticos sufocam o organismo de toxinas.
8. Óleos - Utilizar o azeite vai ajudar a desintoxicar o organismo. Ele possui Omega-3 que aumenta a capacidade de queimar gorduras.