Acontece entre os dias 11 e 15 de março, em toda a Bahia, a Semana de Mobilização contra a dengue. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado em parceria com segmentos de controle social e poderes públicos, tem o objetivo de intensificar as ações de sensibilização e mobilização para a prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti.
As atividades contemplarão atividades em diversos pontos como feiras livres e metrô; educação em saúde, com campanha publicitária e atividades em comunidades, e assistência, com reforço à orientação sobre manejo clínico.
Leia também:
Os municípios, por sua vez, irão intensificar a limpeza urbana e quando necessário, o Estado autorizará o uso do fumacê.
Programação da Semana de Mobilização contra a dengue
Dentro da programação da semana, no dia 12, nos diversos órgãos públicos estaduais, estão previstas atividades como a vistoria nos prédios públicos visando a eliminação de criadouros do mosquito; limpeza das áreas verdes adjacentes aos prédios públicos, e recolhimento de carros inservíveis abandonados em áreas públicas.
De acordo com a Sesab, em 75% dos casos o mosquito transmissor da dengue está dentro das casas, em quintais, ralos e calhas, tonéis, caixas d’água, e vasos de plantas.
Dengue na Bahia
Mais três mortes por dengue foram confirmadas pela Sesab na última sexta-feira (8). Conforme o órgão, duas mortes foram em Jacarci e outra em Vitória da Conquista. As duas cidades são do sudoeste da Bahia, uma das regiões com o maior número de casos suspeitos da doença em todo o estado. Com isso, já chega a 12 o número de mortes por dengue no estado.
A Secretaria de Saúde atribui a situação a um cenário nacional desafiador, devido ao impacto das condições climáticas adversas e ao aumento exponencial dos casos de dengue, com registro, inclusive de óbitos e a circulação de novos sorotipos (2 e 3), que exigem uma atenção mais integrada.
A Sesab detalhou que 122 cidades do estado estão em situação de epidemia, a maioria delas na região Sudoeste. Outros 51 municípios estão em risco e 34 em alerta por causa da doença.
Medidas como a aquisição de novos carros de Ultra Baixo Volume, conhecido como fumacê, a distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades, já foram tomadas.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!