É comum ouvir que a carne vermelha faz mal para a saúde. Um estudo de cientistas da Universidade de Dalhousie, no entanto, parece indicar o contrário. O jornal americano The New York Times publicou que, de acordo com o resultado, a redução do consumo da carne não interfere significativamente na redução de riscos de problemas no coração e de câncer.
Os estudiosos afirmaram que benefícios na saúde das pessoas que reduzem o consumo de carne vermelha são pequenos e só poderiam ser observados em avaliações com grandes populações. Logo, não haveria evidências para que a medicina recomendasse a diminuição da carne vermelha na dieta.
O resultado do estudo gerou controvérsias na comunidade científica. A Associação Americana do Coração, a Sociedade Americana do Câncer e a Escola de Saúde Pública de Harvard T.H. Chan disseram que não concordam com a pesquisa realizada, de acordo com a Revista Exame.
Leia também:
Além dessas instituições, outros grupos ligados ao vegetarianismo, como o Physicians Committee for Responsible Medicine, se mostraram contra o resultado publicado.
A pesquisa foi feita por 14 pesquisadores de sete países e durou três anos. Foram usados 61 artigos sobre 55 populações, com mais de quatro milhões de participantes. Outros 73 artigos que ligavam carne vermelha com o surgimento de câncer também foram considerados, além de testes de ligação da carne vermelha com problemas de coração.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!