Vai começar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Entre os dias 19 e 30 de setembro, os responsáveis devem levar as crianças na faixa etária de 1 ano e três meses até 4 anos e 11 meses para receberem a dosagem oral da vacina.
![]() |
---|
A neurologista e neurofisiologista Juliana Paula Macci ressalta os cuidados que devem ser tomados antes da imunização:
— As crianças que apresentam febre maior que 38 graus, quadro infeccioso agudo ou que estão imunocomprometidas, devem procurar um médico antes de tomar a vacina — alerta a especialista da Universidade Federal Fluminense (UFF), explicando as consequências:
— Com a imunidade baixa o corpo pode não reagir de forma eficaz. Consequentemente, a vacina não terá o efeito esperado e pode até piorar o quadro.
A expectativa, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, é de que 295 mil crianças sejam vacinadas em todo o estado nesta campanha.
Contaminação pode resultar em paralisia
A transmissão da poliomielite é oral ou feita pela contaminação fecal de água e alimentos. Por isso, especialistas destacam a importância dos hábitos de higiene. Ainda assim, a vacinação é a forma atual mais eficaz para combater a doença.
— A prevenção é simples. Tem sempre que lavar os alimentos e as mãos, beber água filtrada, além de ter um tratamento de esgoto que funcione — enumera o infectologista Consuelo Silva de Oliveira.
A multiplicação inicial do vírus ocorre na garganta e no intestino. Em seguida se espalha pela corrente sanguínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células — neurônios motores —, o que resulta em paralisia flácida.
Fique por dentro de alguns desdobramentos da doença
SINTOMAS — A maioria das pessoas não manifesta sintomas, e quando os sinais da doença aparecem, eles geralmente são muito similares aos sintomas da gripe e de outras doenças virais leves ou moderadas.
DIAGNÓSTICO — Rigidez no pescoço, reflexos anormais, lentos ou inexistentes e dificuldade de deglutição e respiração.
COMPLICAÇÕES — Paralisia muscular temporária ou permanente, incapacidade e deformidades dos quadris, tornozelos e pés.
CONVIVENDO — Uso de analgésicos alivia dor, ventiladores auxiliam na respiração e exercícios evitam a perda de função.
REGISTRO — O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989.
Veja também:
Leia também:

Saiba onde se vacinar
Pontos de vacinação em Salvador sofrem alterações nesta quinta (26)

Denúncia de violência familiar
Quatro crianças são resgatadas em condições insalubres em Camaçari

Influenza
Terminal de Pirajá tem vacinação contra gripe nesta terça e quarta

Veja cidades
Bahia amplia vacinação contra a gripe para toda a população; confira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade
