O número de mortes pela dengue aumentou na Bahia. Segundo informações publicadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta segunda-feira (20), 78 pessoas morreram com a doença de janeiro até agora. O órgão não forneceu detalhes sobre as mortes, datas de falecimento, nomes e idades das vítimas.
Na prática, a Bahia possui um coeficiente de 1,4% de incidência - número de novos casos ocorridos no ano, por cem mil habitantes.
Leia também:
A taxa de letalidade da dengue é de 2,6%, menor do que a média nacional. As cidades com óbitos registrados até o dia 12 de maio são: Barra do Choça (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Caetité (2), Campo Formoso (1), Caraíbas (1), Carinhanha (1), Coaraci (2), Encruzilhada (3), Feira de Santana (4), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Ipiaú (1) Irecê (1), Itaberaba (1), Jacaraci (1), Juazeira (4), Luís Eduardo Magalhães (1), Macaúbas (1), Maraú (1), Palmas de Monte Alto (2), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Santo Estevão (1), Seabra (1), Serrinha (2), Tanque Novo (1), Teolândia (1), Vitória da Conquista (14) e Várzea Nova (1).
Atualmente, 190 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 83 estão em risco e 107 seguem em alerta. São 193.442 casos de dengue registrados, o que significa um incremento de 717,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Salvador não está mais em epidemia de dengue
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) informou que a capital baiana perdeu o status de epidemia de dengue, na segunda-feira (6).
De acordo com dados do novo Informe Epidemiológico Semanal, divulgado pelo Centro de Operações de Emergências de Saúde Pública para a Dengue e outras arboviroses, a queda expressiva de indicadores da doença permitiu reavaliar a classificação epidêmica decretado em fevereiro na capital baiana.
Conforme o boletim, Salvador apresentou uma redução de mais de 50% no número de casos confirmados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Até a 18ª semana epidemiológica, entre de 31 de dezembro de 2023 até 04 de maio de 2024, foram 825 ocorrências, contra 1.772 no ano passado.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!