Ela pode indicar um problema de saúde, ser causado por estresse ou acontecer em momentos de nervosismo. O fato é que o mau hálito sempre provoca situações constrangedoras, seja para quem sofre do problema ou para quem convive com esta pessoa. Além de procurar um profissional especializado na área, o portador de halitose deve rever alguns hábitos. Confira quatro formas de prevenir o mau hálito:
Beba muita água Paulo Zahr, dentista, afirma, em entrevista ao 'O Globo', que beber bastante água ajuda a evitar o mau hálito, já que uma das principais causas do problema é a boca seca. “Muitos que têm halitose sentem vergonha e acabam se afastando do convívio social, por isso é importante se prevenir”, afirma o médico.
Cuide da alimentação Alguns ingredientes, como cebola, alho, brócolis e couve podem causar o mau hálito. Isso se resolve facilmente com uma boa escovação, porém algumas dietas podem ser prejudiciais de forma mais duradoura. Uma delas é o corte total de carboidrato do cardápio, o que é desaconselhado por dentistas.
Escove os dentes com frequência Apesar de o mau hálito não significar necessariamente falta de higiene, a baixa frequência de escovação pode produzir bactérias na boca e, consequentemente, o mau cheiro irá aparecer. Além disso, o uso do fio dental e a escovação da língua são essenciais para combater a halitose.
Atente-se aos sinais Se alguém acha que aquele cheiro ruim está vindo da própria boca, essa pessoa deve pedir a confirmação a alguém da família ou a um amigo próximo. Muitas vezes, quem tem mau hálito não percebe o próprio problema e é necessário que terceiros apontem a situação. É preciso vigiar!