A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou dois projetos, de lei e indicação, com benefícios aos motoristas por aplicativo. As matérias tratam sobre novas regras para o cadastramento de usuários nas plataformas, bem como possibilidade de isenção na cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
O Projeto de Lei 15/2023 determina que as plataformas terão que obrigar os usuários a cadastrar foto e documento para ter acesso às corridas, medida que visa a segurança dos condutores autônomos. Já o Projeto de Indicação 158/2023, que sugere ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a concessão de isenção do pagamento do ICMS aos profissionais.
Leia também:
Os projetos são de autoria do vereador Átila do Congo (Patriota), que também preside o Sindicato de Motoristas por Aplicativo da Bahia (Simmactter).
“Sempre cobrei um maior zelo com a vida dos profissionais e um rigor com as informações dos usuários para que a gente possa reduzir ao máximo os dados de sequestro, tentativa de latrocínio e outras tragédias que estão expostos os trabalhadores. É uma luta antiga nossa e, que agora com o respaldo do poder legislativo municipal poderemos ter um avanço significativo para chamar a atenção das plataformas”, disse o edil.
Atualmente, a capital baiana e municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) contam com aproximadamente 40 mil motoristas ativos.
Os textos seguem para sanção do prefeito Bruno Reis (UB).
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!