Dr Juliano (Republicanos), Dudé da Vitran (Rede) e Marconi Daniel (PT), candidatos à Prefeitura de Paulo Afonso, debateram nesta sexta-feira (6) em encontro realizado pela Central de Eleições da Rede Bahia. O debate teve uma hora e meia de duração com transmissão, ao vivo, no iBahia, g1 Bahia e plataformas digitais da Bahia FM. Os candidatos Mario Galinho (PSD) e Marcondes Francisco (PP) foram convidados, mas não compareceram ao encontro.
Emprego e renda, saúde, segurança pública, infraestrutura e educação foram alguns dos temas abordados pelos postulantes. Assista abaixo.
Leia também:
O debate teve quatro blocos e contou com mediação do jornalista Joyce Guirra (TV São Francisco). No primeiro momento, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia: Alan Oliveira (iBahia), Valma Silva (g1 Bahia) e Gabriela Braga (Bahia FM). O candidato sorteado para responder escolheu outro candidato para comentar. No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. Já no terceiro bloco, eles fizeram perguntas entre si com temas sorteados. No quarto e último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Participaram os postulantes de partidos que tenham representação mínima no Congresso Nacional — cinco políticos eleitos na Câmara dos Deputados.
Confira as considerações finais de Dr Juliano (Republicanos)
"Meus irmãos e minhas irmãs de Paulo Afonso, chegando ao final deste debate, fica claro que nós estamos diante de dois projetos de poder que fazem parte do mesmo grupo da velha política. E assim como essa laranja, esse grupo político se dividido ao meio não deixa de ser quem eles verdadeiramente são. Aqui a minha esquerda, eu tenho o candidato Marcondes Francisco, prefeito atual, que faz parte da velha política e que até meses atrás fazia parte do partido 55, um covarde que não compareceu ao debate. À minha direita, eu tenho a outra banda da laranja, o candidato Galinho de Deus, que também hoje faz parte do partido 55. E, como os senhores podem ver, partindo uma laranja, embora duas bandas separadas e por fora aparentemente diferentes, o interior é o mesmo. Espremendo essas laranjas, o que sai daqui é suco da velha laranja podre da velha política. A velha laranja podre e a velha política que vêm adoecendo a nossa gente. Tirando a saúde do nosso povo. E matando a esperança do cidadão pauloafonsino. Mas eu estou aqui pra dizer que eles não irão conseguir porque a esperança se renova. Então no dia 6 de outubro você vai votar 10, em Dr Juliano e Ivelize do Bogó. Porque a esperança se renova em Paulo Afonso. Me ajudem a ajudar Paulo Afonso. Eu peço o seu voto de confiança."
Confira as considerações finais de Dudé da Vitran (Rede)
"Primeiro, eu quero agradecer. Agradecer a Deus por essa oportunidade. Agradecer à TV São Francisco. Agradecer ao presidente da Federação Rede-PSOL, Ronaldo Mansur. Agradecer a Diego Cunha, representante estadual do Rede. Agradecer à minha família por estar me apoiando nesse momento de mudança na minha vida. E dizer ao povo de Paulo Afonso: povo de Paulo Afonso, dia 6 de outubro, pensem com carinho. Vejam o que vocês irão fazer. Vejam como a cidade de Paulo Afonso se encontra. Candidato A e candidato B, que se vocês analisarem, o candidato B foi para o candidato A. E como é que haverá mudança? É a mesmice que vocês querem? Ou vocês querem mudança? Se vocês pensam na verdadeira mudança, dia 6 de outubro votem 18. Essa é a verdadeira mudança, oposição, sangue novo. Uma pessoa que quer trabalhar pelo bem de Paulo Afonso. Assim como você, pauloafonsino, eu escolhi essa mudança. Assim como você tem sofrido, eu também tenho sofrido. Por isso que eu decidi entrar e disputar dia 6 de outubro."
Confira as considerações finais de Marconi Daniel (PT)
"Quero agradecer ao povo de Paulo Afonso pela confiança. Tenho três mandatos de vereador. E correspondi a tudo o que foi necessário. Hoje, eu esperava que o prefeito Marcondes Francisco e o Mario Galinho, com seu vice, tivessem aqui mostrando aqui os contratos de negócios. Esses homens que já leiloaram a prefeitura. De 'quem ganhar já ganhou'. O Mario Galinho ele tá junto com um dos piores gestores que já teve em Paulo Afonso, que foi o Raimundo Caires. Eu não poderia me furtar de falar a verdade para o povo de Paulo Afonso. Ele tem uma composição da velha política. Velha política essa que afundou e destruiu Paulo Afonso. Uma Prefeitura caloteira. Uma Prefeitura que não assume suas responsabilidades de forma alguma e nem a dignidade com o povo de Paulo Afonso. A cidade de Paulo Afonso merece turismo. A cidade de Paulo Afonso merece cada vez mais uma educação. Paulo Afonso não merece, como eles fizeram, pagar dois prefeitos. Um fazer nada dentro de casa; e o outro, batendo perna, ganhando R$ 34 mil. Eu quero dizer a cada um de vocês que fiquem atentos a esses dois grupos políticos que estão passando de porta em porta dizendo que é renovação. Eu sou oposição e a mudança. Eu, junto com Jacques, estamos preparados para que a gente possa estar enfrentando essa problemática e trazer a dignidade, junto com o Partido dos Trabalhadores, com o presidente Lula, com o governador Jerônimo, a gente trazer de volta a dignidade".
O ciclo de debates da Central de Eleições da Rede Bahia inclui os candidatos à prefeitura da segunda cidade mais populosa das regiões onde a Rede Bahia tem atuação. Já foram cinco debates; o último ocorre na segunda-feira (9), com candidatos de Luís Eduardo Magalhães.
iBahia transmite debates com candidatos às prefeituras da Bahia
A Central de Eleições da Rede Bahia realiza 14 debates no primeiro turno das eleições municipais e o iBahia transmite todos eles no YouTube, entre 9h30 e 11h. Os confrontos de ideias começaram dia 2 e vão até 9 de setembro.
As cidades escolhidas foram:
- Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador;
- Alagoinhas, região de Feira de Santana, área de cobertura da TV Subaé;
- Jequié, na área de cobertura da TV Sudoeste;
- Ilhéus, no sul da Bahia, área de cobertura da TV Santa Cruz;
- Paulo Afonso, no norte da Bahia, área de cobertura da TV São Francisco;
- Luís Eduardo Magalhães, na área de cobertura da TV Oeste.
Participam os postulantes de partidos que tenham representação mínima no Congresso Nacional — cinco políticos eleitos na Câmara dos Deputados.
Confira o calendário de debates nestas cidades da Bahia
Camaçari
Data: segunda-feira, 02/09;
Candidatos convidados: Caetano (PT), Flávio (União Brasil) e Oswaldinho (MDB).
Ilhéus
Data: terça-feira, 03/09;
Candidatos convidados: Adélia (PT), Bento Lima (PSD), Coronel Resende (PL) e Valderico Júnior (União).
Jequié
Data: quarta-feira, 04/09;
Candidatos convidados: Alexandre da Saúde (PSD) e Zé Cocá (PP).
Alagoinhas
Data: quinta-feira, 05/09;
Candidatos convidados: Catarino Pinto (PSOL), Gustavo Carmo (PSD), Pastor Lins (PL) e Paulo Cezar (União).
Paulo Afonso
Data: sexta-feira, 06/09;
Candidatos convidados: Dr Juliano (Republicanos), Dudé da Vitran (Rede), Marcondes Francisco (PP), Marconi Daniel (PT) e Mario Galinho (PSD).
Luís Eduardo Magalhães
Data: segunda-feira, 09/09;
Candidatos convidados: Jeronimo (PSD), Junior Marabá (PP) e Filipe Fernandes (Avante).
Outros encontros
Os vice-prefeitos da capital baiana se enfrentam no dia 19 de setembro. Já os debates com as seis maiores cidades de cada região devem acontecer no dia 3 de outubro.
São elas: Salvador (TV Bahia), Feira de Santana (TV Subaé), Vitória da Conquista (TV Sudoeste), Itabuna (TV Santa Cruz), Juazeiro (TV São Francisco) e Barreiras (TV Oeste).
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!