A Central de Eleições da Rede Bahia promove uma live pré-debates na noite desta quinta-feira (3). Na bancada, Jéssica Senra, Valma Silva e o professor e cientista político baiano Cláudio André. Eles mostram todos os bastidores dos encontros - desde a chegada dos candidatos às afiliadas da Globo até a ida aos estúdios.
Em Salvador, Andréa Silva foi uma das convidadas. A repórter contou que a cobertura de Eleições foi a que causou a vinda dela de Itabuna para Salvador e que o momento representa muito para os jornalistas.
Leia também:
"É um momento muito especial porque a missão da gente, como jornalista, é sempre trazer essas informações, é uma troca com o telespectador. E nesse momento a nossa missão é exatamente essa, é informar as pessoas, é mostrar os caminhos, todos para que cada um em casa faça sua escolha."
Já o coordenador da Cobertura Eleitoral da Rede Bahia, Henrique Mendes, falou sobre a expectativa para o debate e da importância da inovação a cada ano.
"Essa cobertura ela é muito marcante, ela é inesquecível, principalmente pelos projetos inovadores. Tivemos o 'Salvador na palma da mão', tivemos o primeiro debate na história da Bahia FM, tivemos um debate totalmente feminino com as candidatas a vice prefeitura. Então, acho que esse é o nosso desafio. Todo ano provocar, trazer coisas novas, e de fato, aproximar as pessoas do conteúdo", disse Henrique.
A diretora de jornalismo da Rede Bahia também esteve no estúdio de podcast, onde a live pré-debate aconteceu. Para ela, a cobertura jornalística da Central de Eleições da Rede Bahia é mais um ganho que o eleitor terá até domingo (6).
"A gente tem dois grandes momentos até o domingo. O debate hoje. E o domingo em que a gente envolve mais de 300 pessoas. Entramos ao vivo 7h30 e o nosso objetivo é acompanhar desde a abertura das urnas até os prefeitos eleitos ou segundo turno desenhado onde ocorrer. Para isso, teremos equipes espalhadas em todo o estado. A gente vai ter uma central comandando aqui e a Bahia inteira vai embarcar nessa jornada do domingo", disse Ana Raquel Copetti.
Ana Raquel Copetti ainda relembra que a última pesquisa Quaest do primeiro turno será divulgada no Bahia Meio Dia do sábado (5). A Central de Eleições do domingo terá transmissão completa do iBahia no YouTube.
Sobre a competitividade dos candidatos, o cientista político Cláudio André falou que o cenário é instável na capital baiana, mas no interior a situação é diferenciada.
"Salvador é uma cidade que as pesquisas têm apontado um cenário mais ou menos estável. Mas, em outras cidades baianas, a gente consegue perceber que há uma competição mais intensa, um equilíbrio em torno de uma intenção de voto", disse o cientista político.
Assista abaixo a live pré-debate da Central de Eleições
Debate da TV Bahia terá mediação de Heraldo Pereira, da TV Globo
O debate da TV Bahia será realizado a partir das 22h, com transmissão ao vivo pelo g1. Os eleitores poderão acompanhar as propostas e discussões dos três candidatos à Prefeitura de Salvador.
Bruno Reis (União), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL) foram os únicos convidados, já que são os únicos cujos partidos, federações ou coligações possuem o mínimo de cinco representantes no Congresso Nacional.
Este será o último confronto de ideias entre os políticos antes do primeiro turno da eleição municipal, cuja votação será no domingo (6). A apresentação ficará a cargo do jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo.
A previsão é de que o debate tenha 1h20 de duração, distribuída em quatro blocos. As regras foram apresentadas previamente aos assessores dos candidatos.
Confira o cronograma:
- Primeiro bloco
Os candidatos farão perguntas entre si, com temas livres.
- Segundo bloco
Os candidatos vão responder perguntas feitas por jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia.
- Terceiro bloco
Os candidatos responderão perguntas gravadas pelos eleitores e sorteadas ao vivo.
- Quarto bloco
Os candidatos responderão perguntas entre si, com temas livres, e farão as considerações finais.
Debate das afiliadas da Rede Bahia
Em operação simultânea ao debate na capital, a Rede Bahia vai realizar confrontos de ideias em algumas das maiores cidades do estado: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Juazeiro. Confira o abaixo o esquema preparado para cada cidade:
Feira de Santana: o debate acontecerá na sede da TV Subaé, no bairro do Centro, e será mediado pela jornalista Camila Marinho. Foram convidados os candidatos José Ronaldo (União) e Zé Neto (PT). O programa terá duração de 1h.
Vitória da Conquista: o debate acontecerá na sede da TV Sudoeste, no bairro do Centro, e será mediado pela jornalista Georgina Maynart. Foram convidados os candidatos Dr. Marcos Adriano (Avante), Lúcia Rocha (MDB), Sheila Lemos (União) e Waldenor (PT). O programa terá duração de 2h.
Itabuna: o debate acontecerá na sede da TV Santa Cruz, no bairro de Fátima, e será mediado pelo jornalista Fernando Sodake. Foram convidados os candidatos Augusto Castro (PSD), Chico França (PL), Isaac Nery (PDT), Pancadinha (Solidariedade) e Professora Cleonice Monteiro (Rede). O programa terá duração de 2h.
Barreiras: o debate acontecerá na sede da TV Oeste, no bairro Vila Dulce, e será mediado pelo jornalista Ricardo Ishmael. Foram convidados os candidatos Danilo Henrique (PP), Otoniel (União) e Tito (PT). O programa terá duração de 1h20.
Juazeiro: o debate acontecerá na sede da TV São Francisco, no bairro Santo Antônio, e será mediado pelo jornalista Mauro Anchieta. Foram convidados os candidatos Andrei (MDB), Celso Carvalho (PSD), Márcio Jandir (PP) e Suzana Ramos (PSDB). O programa terá duração de 2h.
- Primeiro bloco
Os candidatos farão perguntas entre si, com temas livres.
- Segundo bloco
Os candidatos vão fazer perguntas entre si, com temas determinados.
- Terceiro bloco
Os candidatos farão perguntas entre si, com temas livres.
- Quarto bloco
Os candidatos vão fazer perguntas entre si, com temas determinados, além das considerações finais.
De acordo com Henrique Mendes, coordenador da cobertura eleitoral da Rede Bahia, os confrontos de propostas na TV Bahia e suas afiliadas marcarão o fim de um ciclo de 14 debates realizados pela Central de Eleições da Rede Bahia.
"Levamos ao público uma cobertura multimeios com debates no rádio, nos sites e agora na televisão. É uma cobertura histórica para permitir que eleitores tenham todas as informações que importam para um voto consciente no dia 6 de outubro", afirma.
Eleições 2024
O 1º turno das eleições 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. A votação será aberta a partir das 8h, considerando o horário de Brasília. Os eleitores terão até as 17h para registrar as escolhas.
Em caso de 2º turno, as urnas voltam a operar no dia 27 de outubro, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!