O pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), foi o entrevistado da manhã desta sexta-feira (12), no Resenha das 7, na Bahia FM. Durante a entrevista, ele propôs uma melhor integração dos modais de transporte público de Salvador para evitar os problemas de mobilidade urbana, além do fortalecimento do empreendedorismo local para combater o desemprego.
A entrevista, conduzida pelo apresentador Vanderson Nascimento, dá continuidade a cobertura da TV Bahia, que conta com uma série de encontros com os pré-candidatos que participam das Eleições 2024. A mobilidade urbana foi um dos desafios citados pelo pré-candidato, que sugeriu melhor integração dos modais para resolver os problemas de mobilidade da cidade. "Nós precisamos repensar o transporte público rodoviário de Salvador. Não há como se falar de melhorar esse sistema se não o pensarmos de uma forma única", pontua ele. Geraldo afirmou ainda que os transportes alternativos também devem ser valorizados no sistema de transporte da cidade, uma vez que apresentam mais uma alternativa de mobilidade para a população.
Leia também:
Vice-governador do estado, responsável por sistemas de transporte como o VLT e o Ferry-Boat, Geraldo Júnior admitiu as críticas recorrentes ao funcionamento e aplicação destes serviços. As obras do VLT já começaram, mas o sistema só deve passar a atender a população no final de 2025, enquanto o Ferry-Boat é alvo recorrente de reclamações dos usuários. Segundo o pré-candidato, o foco de seu governo será integralizar esses sistemas ao fluxo da cidade e melhorar a eficácia destes modais.
Sobre as altas taxas de desemprego, Geraldo afirmou que o incentivo à economia criativa, economia solidária e ao empreendedorismo são as apostas de seu possível governo para o problema. Para isso, o atual vice-governador pontuou que o caminho é capacitar os empreendedores e outros trabalhadores em busca de oportunidades através de programas de empregabilidade, como o SineBahia.
Geraldo pontua que a partir da parceria com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e com o Presidente Lula, será possível disponibilizar linhas de crédito para apoiar pequenos empreendedores. Como exemplo, o pré-candidato citou a política da capital baiana que isenta do IPTU imóveis avaliados em até R$ 131.917,16. Para ele, essa política pode ser estendida a imóveis comerciais. "Temos que gerar economia, dar incentivos fiscais, movimentar a economia e dar aos territórios suas descobertas históricas e culturais", falou Geraldo, se referindo ao potencial econômico da região da Cidade Baixa.
Pré-candidato Geraldo Júnior propôs o fortalecimento da atenção básica para melhorar acesso à educação e saúde
Outro desafio na capital baiana é o acesso da população a políticas da atenção básica, seja nas áreas da educação ou da saúde. De acordo com Geraldo Júnior, a proposta de seu possível governo para garantir esse acesso é o fortalecimento das políticas de base, como postos de saúde, creches e outros equipamentos.
Ainda segundo ele, uma das máximas de seu possível governo será a ampliação das creches na capital, além do fortalecimento do corpo profissional das unidades de saúde onde, muitas vezes, não há médicos suficientes para atender à população.
Confira abaixo a entrevista completa com o pré-candidato Geraldo Júnior, no Resenha das7:
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!