Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > política > eleições 2024
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Eleições 2024

Pré-candidata Eslane Paixão propõe ocupações para quem não tem moradia

Pré-candidata Eslane Paixão (UP) foi a convidada para a entrevista das Eleições 2024 desta quinta-feira (11), no Resenha das 7

Iamany Santos • 11/07/2024 às 8:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A pré-candidata à Prefeitura de Salvador, Eslane Paixão (Unidade Popular), foi a entrevistada da manhã desta quinta-feira (11), no Resenha das 7, na Bahia FM. Durante a entrevista, Eslane falou da importância da representação feminina na política e apresentou propostas para a falta de moradias de qualidade em Salvador, onde a população sofre com casas em áreas de risco da cidade.


				
					Pré-candidata Eslane Paixão propõe ocupações para quem não tem moradia
Pré-candidata Eslane Paixão propõe ocupações para quem não tem moradia. Foto: Caíque Souza / iBahia

A entrevista, conduzida pelo apresentador Vanderson Nascimento, dá continuidade a cobertura da TV Bahia, que conta com uma série de encontros com os pré-candidatos que participam das Eleições 2024. Com grande histórico de trabalho voltado para luta por moradia, a pré-candidata afirmou que esta é uma das pautas prioritárias de seu possível governo. "Não dá mais para ter uma Salvador onde o povo perde a vida, suas casas, tudo o que tem, por morar em área de risco, por não ter o básico", enfatizou ela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Para lidar com essa questão, a proposta apresentada por ela é utilizar imóveis que estão abandonados e sendo alvos de especulação imobiliária para abrigar a população. Um dos exemplos utilizados pela pré-candidata é a Casa Preta Zeferina, fruto de uma ocupação de mulheres, mas que, segundo Eslane, poderia ter sido uma ferramenta pública de suporte à população sem moradia.

A pré-candidata também chegou a criticar o programa "Minha Casa Minha Vida" que, segundo ela, é uma alternativa, mas que há maneiras mais eficazes e coletivas para lidar com a pauta. Terrenos abandonados, áreas privadas sem destinação e outros espaços "vazios" da cidade são, para Eslane, possibilidades para livrar as pessoas dos perigos de moradias em lugares perigosos.

Pré-candidata Eslane Paixão propõe estatização das linhas de ônibus

Segundo a pré-candidata, outra pauta essencial para seu possível governo é a estatização do transporte público de Salvador. "Hoje a estatização do transporte público [é] uma pauta urgente para nós. Se diz que não tem dinheiro e a prefeitura que tem que subsidiar, mas os ônibus vivem lotados", afirma ela.


				
					Pré-candidata Eslane Paixão propõe ocupações para quem não tem moradia
Pré-candidata Eslane Paixão propõe ocupações para quem não tem moradia. Foto: Caíque Souza / iBahia

Além disso, Eslane falou do objetivo de alcançar o passe livre para os estudantes, política que existe em alguns lugares do Brasil, assim como o melhoramento da qualidade dos ônibus. De acordo com ela, apenas parte da população desfruta de um transporte público de qualidade, já que os veículos que circulam pelo Subúrbio de Salvador são, em sua maioria, sucateados.

Eslane afirma que apesar da passagem cara e da estrutura ineficiente, os ônibus da capital baiana seguem lotados, uma vez que são uma ferramenta essencial para a população. A pré-candidata propõe o fim da relação lucro/serviço e que o transporte público seja oferecido por meio da estrutura pública.

Confira abaixo a entrevista completa com a pré-candidata Eslane Paixão, da UP, no Resenha das 7:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ELEIÇÕES 2024 :

Ver mais em Eleições 2024