A terceira rodada da Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Bahia e divulgada neste sábado (5), com exclusividade, apresenta as intenções de voto para prefeito de Salvador na véspera das Eleições 2024. A pesquisa mostra os cenários estimulado e de votos válidos.
Votos válidos
A Quaest calculou os resultados em votos válidos, que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das Eleições.
Leia também:
Para o cálculo, as intenções de voto foram ponderadas pela chance do eleitor comparecer para votar no domingo. Além disso, para esta estimativa, o Instituto exclui quem não deve ir votar ou quem afirma que pretende votar em branco e em nulo.
A Quaest calculou que Bruno Reis (União Brasil) tem 74% dos votos válidos, com a margem de erro estaria entre 71% e 77%. Geraldo Júnior (MDB) aparece com 15%, com a margem de erro tem entre 12% e 18%. Kleber Rosa, do PSOL, tem 10%. Com a margem de erro, tem entre 7% e 13%. Os candidatos Geraldo Júnior e Kléber Rosa aparecem empatados dentro da margem de erro.
Eslane Paixão (UP) aparece com 1%. Com a margem de erro tem de 0% a 4% dos votos. Os outros candidatos não alcançaram 1% dos votos válidos.
Bruno Reis (União Brasil) - 74%
Geraldo Júnior (MDB) - 15%
Kleber Rosa (PSOL) - 10%
Eslane Paixão (UP) - 1%
Pesquisa Estimulada
Bruno Reis (União Brasil) tinha 66% das intenções de voto na primeira pesquisa, depois 74%, e, agora, aparece com 65% das intenções de voto.
Geraldo Júnior (MDB), somou 9% na primeira pesquisa, 6% na segunda, e, agora, tem 9% das intenções de voto. Kleber Rosa (PSOL) aparecia com 4% nas duas primeiras pesquisas. Agora, o candidato tem 8% das intenções de voto.
Geraldo Júnior e Kleber Rosa estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Os outros candidatos não atingiram 1%.
Veja os números:
Bruno Reis (União Brasil) - 65%
Geraldo Júnior (MDB) - 9%
Kleber Rosa (PSOL) - 8%
Por fim, 6% dos entrevistados disseram que estão indecisos, e 12% afirmaram que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar. Esse é o caso de um cenário estimulado, em que os nomes são apresentados para os entrevistados.
Essa é a última de três pesquisas encomendadas pela TV Bahia para o Instituto Quaest no primeiro turno. A Quaest, contratada pela TV Bahia, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais nos dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-06763/2024.
Kadu Brandão
Kadu Brandão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!