Neste domingo (6), os baianos irão às urnas escolher prefeitos e vereadores. Nas quatro principais cidades da região sul e extremo-sul, as mulheres compõem a maior parcela dos eleitores aptos a votar.
O iBahia, com base no dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traçou o perfil dos eleitores nas cidades de Eunápolis e Teixeira de Freitas, no extremo-sul. E também das cidades de Ilhéus e Itabuna, sul da Bahia.
Leia também:
As eleições de 2024 mostram que, no sul e extremo-sul da Bahia, quem vai decidir o futuro das cidades são, na maioria, as mulheres.
Eunápolis e Teixeira de Freitas: mulheres lideram o voto
Eunápolis conta com 84.917 eleitores aptos a votar, conforme o TSE, sendo que a maioria é composta por mulheres – são 44.710 eleitoras, representando mais de 50% do total.
A maioria desse público está na faixa etária de 35 a 59 anos e tem ensino médio completo, demonstrando a relevância feminina e economicamente ativa para as decisões eleitorais na cidade.
Teixeira de Freitas segue a mesma tendência. Com 104.743 eleitores, sendo 53% deles mulheres, há 55.640 eleitoras, segundo dados do TSE. A faixa etária predominante vai de 45 a 59 anos, e o nível educacional mais comum é ensino médio completo.
Além disso, 60% dos eleitores são solteiros, o que reflete um perfil jovem e em sua maioria economicamente ativo.
Ilhéus e Itabuna: maior eleitorado feminino também no sul da Bahia
Em Ilhéus, o cenário também aponta para a força feminina nas urnas. Dos 130.067 eleitores da cidade, 54% são mulheres – o equivalente a mais de 70 mil eleitoras, conforme dados do TSE.
A faixa etária predominante, como nas outras cidades, está entre 35 e 59 anos. O nível educacional também se destaca: quase 30% dos eleitores têm o ensino médio completo.
Com 141.802 eleitores, Itabuna tem 55% de seu eleitorado composto por mulheres – cerca de 77.684 eleitoras. Assim como nas outras cidades, a maioria das mulheres votantes está na faixa etária de 35 a 59 anos e possui ensino médio completo.
A predominância feminina nas urnas é um reflexo da importância das mulheres no cenário eleitoral da cidade.
Comparativo: força feminina no sul e extremo-sul da Bahia
Em todas as quatro cidades analisadas, as mulheres são maioria no eleitorado. Esse dado reforça a importância do voto feminino na definição das eleições.
O voto feminino é fundamental para a promoção da igualdade de gênero e a inclusão das mulheres na esfera política. Ele permite que as mulheres tenham voz nas decisões que afetam suas vidas e comunidades, contribuindo para a criação de políticas públicas mais justas e representativas. Além disso, a participação feminina nas eleições fortalece a democracia, garantindo que diferentes perspectivas e experiências sejam levadas em conta. O voto feminino também inspira futuras gerações a lutar por seus direitos e participar ativamente da sociedade.
Além disso, a maioria desse público está em idade economicamente ativa e tem ensino médio completo.
Eleições 2024: confira como consultar o local de votação
A eleitora ou o eleitor já pode consultar, de forma rápida e fácil, onde vai votar no 1º turno (6 de outubro) e em um eventual 2º turno (27 de outubro) do pleito – que pode vir a ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores.
O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, e o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam serviços para quem deseja consultar a zona e a seção eleitoral onde deve votar.
O aplicativo da Justiça Eleitoral e a página do TSE trazem, inclusive, os novos locais de votação de eleitoras e eleitores que pediram a transferência temporária de onde votam originariamente.
Passo a passo
Para conferir o local de votação, acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu "Serviços eleitorais", na barra superior da página. Depois, acesse "Local de votação/zonas eleitorais" e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em "Entrar".
As páginas dos respectivos tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de um espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.
E-Título
Já o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!