Os três candidatos à Prefeitura de Barreiras participaram, na quinta-feira (3), do último debate promovido pela TV Oeste. Este foi o último confronto de ideias entre os políticos antes do primeiro turno da eleição municipal, que acontece no domingo (6). A dinâmica teve quatro blocos, três intervalos e uma hora de duração. Estiveram presentes Danilo Henrique (PP), Otoniel (União Brasil) e Tito (PT).
A mediação foi realizada pelo apresentador Ricardo Ishmael, da TV Bahia. Foram convidados apenas os candidatos de partidos, coligações ou federações que tenham representação mínima no Congresso Nacional prevista em lei. Os candidatos responderam perguntas sobre temas livres e sobre assuntos sorteados ao vivo.
Leia também:
1º Bloco
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. Danilo Henrique pergunta a Otoniel se há recursos para construção de uma ponte não especificada. Em resposta, Otoniel diz que, quando foi presidente da Câmara de Vereadores da cidade, destinou recurso para construir uma ponte que vai ligar o bairro Vila Dulce ao Parque da Cidade.
Réplica de Danilo Henrique: o candidato disse que o opositor mente, pois não haveria recursos para a construção da ponte que visa melhorar a mobilidade na cidade.
Tréplica de Otoniel: o candidato disse que seu opositor está equivocado ao cobrar dele a execução de recursos, já que seu trabalho era na Câmara Municipal.
Otoniel escolhe perguntar a Tito qual o plano dele para a área de educação. Tito, então, responde com críticas à qualidade da educação na cidade. Segundo ele, o município se preocupou com a construção de muros, mas não deu garantias para os educadores. Ele desaprova também a qualidade da merenda oferecuda. Tito diz que vai garantir formação continuada permanente aos profissionais de educação, resgatadno direitos básicos que não foram dados nos últimos anos. Comprometeu-se, ainda, a implantar de forma progressiva escolas de tempo integral na cidade.
Réplica de Otoniel: o candidato disse que a gestão do atual prefeito Zito, da qual ele é aliado, comprou ônibus escolares novos, colocou ar-condicionado nas escolas, reformou escolas e construiu novas.
Tréplica de Tito: o candidato disse que os recursos são mal aplicados pela atual gestão, que deverá devolver recursos aos Fundeb.
Tito pergunta pra Danilo Henrique quais as propostas dele para evitar alagamentos, deslizamentos e outros problemas ambientais. Danilo responde que que sua ideia é evitar que o acúmulo de água de bacias da região inundem os canais da cidade, construídos há dezenas de anos. Segundo ele, com um sistema de drenagem que capta a água do pé da serra, tirando ela das ruas, vai-se diminuir os alagamentos no município. A alternativa citada por ele é o uso de concreto que absorve água e demora mais tempo para manutenção.
Réplica de Tito: diz que para obras de macro e microdrenagem, o município vai precisar de parceria com outros entes governamentais e prometeu acabar com os alagamentos.
Tréplica de Danilo: o candidato disse que Barreiras não tem recursos para fazer drenagem, porque é caro, mas vai contar com apoio de deputados e ministros do governo federal para isso.
2º Bloco
Candidatos fizeram perguntas com base nos temas sorteados. Otoniel perguntou para Tito qual o plano dele para a segurança pública de Barreiras. Em resposta, Tito disse que pretende somar forças com o governo federal e estadual, adquirindo equipamentos tecnológicos com recursos municipais para auxiliar na proteção da população do setor produtivo da agricultura.
Réplica de Otoniel: o candidato disse que o governo estadual não ofertou segurança à cidade e que é necessário asfaltar ruas para que a polícia consiga chegar nas localidades para fiscalizar.
Tréplica de Tito: o candidato disse que vai potencializar ações que contribuem para a segurança, como a ronda da guarda-municipal nas escolas e também ronda rural para a proteção da população e do patrimônio.
Tito perguntou para Otoniel por qual motivo o município de Barreiras deixou de se habilitar para receber recursos federais para aquisição de ônibus elétricos. Tito respondeu que tratava-se de um financiamento que a prefeitura teria que arcar depois.
Réplica de Tito: candidato diz que o projeto permitiria ao município receber financiamento com contrapartida baixa e garantiu que, se vencer, vai fazer com que a cidade tenha acesso ao benefício para a compra dos ônibus.
Tréplica de Otoniel: o candidato disse que o financiamento fica aquém das capacidades do município.
Danilo Henrique questionou Otoniel sobre o que ele entende como cultura. Em resposta, Otoniel citou manifestações culturais da cidade, como as festas ao padroeiro São João Batista e São João. Ele garantiu que fará a construção de um novo parque de exposições com arena multiuso que pode ser usada tanto para a pecuária quanto para eventos festivos.
Réplica de Danilo Henrique: o candidato citou que o número de quadrilhas juninas na cidade caiu, assim como a quantidade de atividades desenvolvidas no parque de exposição.
Tréplica de Otoniel: prefeiturável disse que vai manter a realização de festas de São João e Carnaval, bem como atividades no parque de exposições, como aulas de equitação, leilão de animais e liberação para que a juventude possa realizar festas de paredão.
3º Bloco
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. Danilo Henrique pergunta para Otoniel sobre o que ele pretende fazer para levar serviços de saúde para a zona rural. Em resposta, Otoniel disse que vai construir mais postos de saúde, promete atingir 100% da cobertura de atenção básica, concluir a obra do hospital municipal e zerar a fila da regulação.
Réplica de Danilo Henrique: o candidato diz que Otoniel “falhou” nas oportunidades que teve de solucionar os problemas de saúde.
Tréplica de Otoniel: o prefeiturável afirma que a gestão atual, da qual é apoiador, pagou em dia os salários dos profissionais de saúde. Ele também garantiu que vai providenciar recursos para implementar suas ideias para o setor.
Tito também questiona Otoniel sobre saúde e pergunta se ele não se comove com pessoas que não conseguem marcar exames e cirurgias na cidade. Em resposta, Otoniel diz que o governo do estado não se preocupa com a fila de regulação.
Réplica de Tito: o candidato reforça que os moradores do município não conseguem marcar consultas no tempo necessário e disse que pretende mudar isso. Ele garantiu que vai implantar um hospital universitário em parceria com o governo federal, além de construir mais duas UPAS. Também afirmou que vai ampliar a cobertura dos agentes comunitários e garantir medicamentos e profissionais nas UBSs.
Tréplica de Otoniel: Ele reforçou que fila da regulação é controlada pelo governo do estado e que, portanto, a demora para atendimento médico é responsabilidade do governo.
Otoniel pergunta para Tito o que ele pretende fazer para promover regularização de imóveis na cidade. Tito responde que vai manter o programa nacional de regularização fundiária e prometeu torná-lo digital para que o processo seja mais rápido. Disse, ainda, que vai fazer parceria com cartórios para ampliar essa atividade, contando ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ele complementou dizendo que também vai priorizar a regulação de terrenos em comunidades rurais, especialmente dos assentamentos.
Réplica de Otoniel: o candidato prometeu que vai regularizar 100% dos imóveis das zonas urbana e rural da cidade.
Tréplica de Tito: ele garantiu que vai fortalecer o programa de regularização, fazendo com que ele seja digital e, portanto, mais econômico para a adminstração do município. Garantiu, ainda, que todos os processos de escrituras que estão em andamento serão concluídos.
4º Bloco
Candidatos fizeram perguntas com base nos temas sorteados. Otoniel pergunta para Tito o que ele pretende fazer para gerar empregos na cidade. Tito disse que vai potencializar programas municipais de capacitação da juventude para prepará-la para o mercado de trabalho. Ele pretende fazer parcerias com a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para fortalecer iniciativas de cozinhas comunitárias e tecelagem.
Réplica de Otoniel: ele garantiu que vai construir um distrito municipal industrial para atrair mais empresas e fomentar oportunidades de trabalho.
Tréplica de Tito: prometeu municipalizar o Polo Industrial de Barreiras e potencializar a atração de empresas para a cidade.
Tito interroga Otoniel sobre o que ele planeja para evitar que a cidade sofra problemas como bairros e casas alagadas durante o período das chuvas. Otoniel responde com uma crítica à Tito, dizendo que, em seu mandato como parlamentar, Tito não teria enviado emendas para a cidade para ajudar a minimizar esses problemas ambientais.
Réplica de Tito: o opositor, por sua vez, diz que o atual prefeito da cidade se recusou a receber as tentativas de transferência de recursos de emendas e que, por isso, os valores não foram creditados na conta da gestão municipal.
Tréplica de Otoniel: o candidato diz que os eleitores que votaram em Tito não foram bem representados.
Danilo Henrique escolhe perguntar para Tito como ele pretende fazer para resolver a falta de água na cidade. Tipo, então, diz que está nos seus planos fazer ampliação do sistema de captação e reserva de água. O seu plano é triplicar as reservas e alcançar 100% de cidade saneada.
Réplica de Danilo: o candidato cita problemas de abastecimento nas zonas rurais e as consequências para as plantações. Ele garante que vai construir um plano de abastecimento para a cidade.
Tréplica de Tito: o prefeiturável cita os rios que cortam a cidade e diz que vai criar sistemas autônomos de abastecimento e tratamento de água para as comunidades ribeirinhas. Ele garantiu que levar água potável de qualidade para os povoados será uma prioridade.
Considerações finais
Cada candidato teve dois minutos para as considerações finais.
- Danilo Henrique: disse que os outros candidatos já tiveram oportunidade de mostrar solução para a cidade e, em sua opinião, não fizeram. Pediu uma chance de ser prefeito e prometeu que doará R$ 5 mil para que as pessoas possam mobiliar suas casas.
- Otoniel: saudou o atual prefeito da cidade, assumiu ser apadrinhado pelo gestor, e disse que dará continuidade ao trabalho feito pela administração de Zito Barbosa.
- Tito: garantiu que vai priorizar investimentos para a saúde, prometeu implantar um centro administrativo e disse que fará um governo transparente e com economia de recursos para poder viabilizar obras estruturantes e programas sociais.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!