A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira perguntou aos eleitores que candidato à Presidência melhor representa os interesses de dez setores da sociedade. O levantamento mostrou que, na visão dos votantes, Jair Bolsonaro (PSL) é o preferido das pautas dos ricos, dos empresários, dos bancos e dos jovens, enquanto Fernando Haddad (PT) é escolhido defensor dos aposentados, dos trabalhadores, dos pobres e das mulheres. A pesquisa ainda revelou que os adversários empatam nas causas da agricultura e do meio ambiente, que teve a maior porcentagem de eleitores que não viram no candidato do PSL nem no petista um representante (10%).
Segundo o Ibope, 65% dos entrevistados consideram que Bolsonaro representa melhor os interesses dos ricos - mesmo percentual de eleitores que veem no militar a defesa dos empresários. Na pesquisa, 22% citaram Haddad como representante dos mais abastados e 23%, dos donos dos meios de produção. Para 5%, nenhum dos dois defende tais classes. O militar supera o rival nas intenções de voto dos que têm maior poder aquisitivo (65% a 25% na faixa dos que ganham mais de cinco salários-mínimos).
O petista tem 12 pontos de dianteira sobre o adversário na defesa dos interesses dos mais pobres, segundo a pesquisa. Haddad soma 50% e Bolsonaro, 38%, ao passo que 7% não enxergam nos dois um representante. Nas intenções de voto, o ex-prefeito tem 53% a 38% no eleitorado que recebe até um salário-mínimo, mas perde de 48% a 38% entre os que ganham de um a dois salários.
Eleitorado-chave nesta eleição, as mulheres têm o ex-prefeito de São Paulo como melhor representante, de acordo com o levantamento. Haddad tem 48% face a 37% do rival na defesa delas. Outras 7% citaram "nenhum dos dois". Tanto mulheres quanto homens responderam a estas perguntas do Ibope, cuja pesquisa de intenção de voto mostra o capitão à frente do petista no eleitorado feminino, 46% a 40%.
Em termos numéricos, Bolsonaro está à frente de Haddad nos interesses da agricultura (42% a 40%). A margem de erro de dois pontos percentuais, porém, os coloca em empate técnico nesta pauta. O mesmo ocorre na defesa do meio ambiente. O militar tem 40% ante 39% do petista, e 10% destacam não ver nenhum dos dois como representante da pauta.
O levantamento mostrou que os jovens são mais representados por Bolsonaro, 46% a 39%, e os trabalhadores, por Haddad, 47% a 42%. Nestes dois estratos, 6% não consideram nenhum dos dois à frente na representação dos interesses. A pesquisa Ibope mostra que o capitão tem 50% a 39% nas intenções de voto de eleitores de 16 a 24 anos. De 25 a 34 anos, a vantagem do militar sobe para 55% a 36%.
Bolsonaro fica 26 pontos na dianteira quando a pergunta é sobre interesses dos bancos. Tem 54% enquanto o adversário, 28%. O petista é considerado melhor representante dos aposentados, 44% a 39% - neste quesito, 9% não enxergaram representante na disputa.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 176 municípios entre 13 e 14 de outubro. O levantamento, contratado pela TV Globo e pelo "Estado de S. Paulo", foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01112/2018 e tem nível de confiança de 95%.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!