Criado com um design levemente próximo ao do novo Golf, o Novo Fox acaba de chegar às concessionárias da Volkswagem no Brasil com recursos de tecnologia e de segurança de segmentos superiores. Em 2015, o modelo traz novidades como o controle de tração (TC e ASR) e controle eletrÔnico de estabilidade (ESC), aumentando muito o seu sistema de segurança. O ASR auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização. O TC (M-ABS) tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.
Por sua vez, o ESC faz com que o sistema reconheça um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica esteja para acontecer, compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando e, se necessário, até reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a estabilidade necessária. Além disso, o ESC traz outros recursos como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa ou perda de tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio dessa roda, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor comportamento dinâmico do carro. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
Com relação ao sistema de freios, a versão Highline pode apresentar a HBA ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, através da velocidade e da força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de emergência. Assim, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem. Contudo, todas as versões são equipadas com o sistema ABS da categoria que, além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, é composto por recursos de segurança herdados dos veículos alemães mais sofisticados do mundo, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem), ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) e o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico. Outro recurso de segurança da nova linha Fox é o o GMA (Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de o veículo girar em pisos com diferentes níveis de atrito. O sistema proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja estabilizada.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade