Comprometida com o desenvolvimento sustentável da Bahia, a Neoenergia Coelba instalou 35 usinas solares fotovoltaicos em instituições públicas no estado. Hospitais, clínicas, escolas e creches foram beneficiadas com a ação da distribuidora e passam a gerar e consumir energia limpa, ajudando o meio ambiente no combate à crise climática. No total, a Neoenergia Coelba investiu mais de R$ 12 milhões na ação por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel.
Os equipamentos têm capacidade instalada de 2,7 MWp (Mega-Watt-pico), suficiente para gerar mais de 4.000 MWh/ano (Mega-Watt-hora por ano), o equivalente ao consumo médio de aproximadamente 2.300 residências/mês. A economia estimada varia de acordo com cada equipamento, mas pode chegar a 95% do valor da energia consumida das unidades.
Leia também:
“Estas usinas já estão em pleno funcionamento, beneficiando as instituições e todos os baianos que utilizam os serviços dos locais. Com a redução do custo com a energia elétrica, as instituições podem alocar investimentos de outra maneira e proporcionando uma melhoria para aqueles que precisam do equipamento”, destacou a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Apenas em 2023, foram investidos mais de R$ 3,6 milhões na instalação desses equipamentos em unidades de saúde.
Instalação dos painéis solares
As instituições beneficiadas foram a Unidade Básica de Saúde em Praia do Forte, Policlínica de Barreiras, Policlínica de Jequié, Policlínica de Santo Antônio de Jesus, Policlínica de Açuzinho, Maternidade Maria da Conceição de Jesus e o Hospital Metropolitano.
Além das unidades de saúde, outras instituições foram contempladas em 2023 como o Colégio da Polícia Militar (em Jequié), 03 Centros Municipais de Educação Infantil da Prefeitura de Salvador, duas estações do BRT, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Posto da Polícia Rodoviária Federal (em Simões Filho), 03 unidades do Tribunal de Justiça e o Colégio Estadual Nadir Copque em Arembepe.
"Parcerias estratégicas com órgãos públicos são fundamentais para a Neoenergia Coelba, refletindo nosso compromisso em promover avanços na eficiência energética. Ao investir na instalação de usinas fotovoltaicas em unidades de saúde e educação, entre outras, demonstramos não apenas o interesse da companhia em fornecer energia limpa e eficiente, mas também o comprometimento na redução de consumo dessas unidades", explicou Ana Christina Mascarenhas.
Especial Publicitário
Especial Publicitário
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!