Melissa Nobert, jovem ativista ambiental de Caravelas, no extremo sul da Bahia, foi indicada pela ONG Engajamundo para representar o Brasil e os jovens na 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em outubro de 2024, em Cali, Colômbia.
O evento reunirá diversos líderes mundiais para discutir a restauração de ecossistemas e a conservação da biodiversidade. Melissa, estudante de Oceanologia na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), faz parte da delegação do Engajamundo ao lado de outros dez jovens, cada um representando um dos biomas brasileiros.
Leia também:
A jovem é uma voz ativa em sua comunidade, atuando em educação ambiental por meio de projetos realizados pelas ONGs Engajamundo e Patrulha Ecológica. Ela ganhou destaque em 2022, quando teve o seu projeto selecionado pela Embaixada da França no programa LabJovens, o que lhe deu motivação para avançar no advocacy e na comunicação ambiental.
"Participar da COP16 é uma oportunidade única para mostrar meu trabalho e dar voz às juventudes que, muitas vezes, não têm acesso aos espaços de decisão. Esses jovens precisam de mais apoio e investimento para exercerem seu protagonismo", afirma Melissa.
Além de participar dos debates sobre biodiversidade, Melissa foi convidada a apresentar um painel na Zona Azul, como representante da Rede de Jovens para a Redução do Risco de Desastres nas Américas e no Caribe.
Jovem baiana coordena grupo de juventudes voltado para questões ambientais
Atualmente, Melissa é Coordenadora de Comunicação na Coalizão Nacional das Juventudes pelo Clima e Meio Ambiente (CONJUCLIMA), uma rede que reúne mais de 50 organizações juvenis em todo o Brasil. A CONJUCLIMA defende a construção de políticas públicas que garantam a inclusão e o protagonismo juvenil nas questões ambientais, desenvolvendo ações em mobilização, pesquisa e advocacy.
Sobre sua participação na COP16, Melissa enfatiza: "Agora é hora de agir. Defender a biodiversidade e nossos oceanos é crucial para o futuro, e a presença das juventudes nesse processo é um marco de que estamos preparados para construir um futuro mais justo e biodiverso”.
Sobre a ONG Engajamundo
A ONG Engajamundo capacita jovens a atuarem em espaços de decisão e busca incentivar que mais jovens participem e se importem com as questões globais. A organização se tornou crucial na formação de novos líderes em assuntos como mudanças climáticas, biodiversidade e justiça social.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!