Um grande incêndio atinge desde quinta-feira (27) áreas de mata próximas ao Mucugezinho, Serra dos Brejões e Pai Inácio, na Chapada Diamantina. Bombeiros militares, brigadistas voluntários e equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) estão trabalhando há mais de 24 horas no combate às chamas, com o apoio de aeronaves.

Segundo informações que o Corpo de Bombeiros passou ao g1, as chamas se espalharam rapidamente pela vegetação seca e se aproximaram de residências, gerando preocupação entre os moradores. No entanto, não há registros de feridos nem de pessoas que precisaram abandonar suas casas.
Leia também:
Na quinta-feira (27), 25 militares e dois aviões estavam envolvidos no combate ao incêndio, e nesta sexta-feira (28), mais 20 agentes e um helicóptero foram enviados para reforçar os esforços.
As equipes utilizam mochilas costais, além de ferramentas como pás, foices e enxadas. Para acessar o local do incêndio, os bombeiros enfrentaram áreas de difícil acesso e terrenos íngremes.
Enquanto combatem os focos de incêndio, os militares também constroem aceiros para evitar que as chamas se espalhem para outras regiões.
“Nossa meta principal é preservar vidas e propriedades, além da fauna e da flora local. Estamos avançando muito no combate, e temos como maior dificuldade o relevo característico da região, as altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, que aumentam a velocidade de propagação do incêndio”, explicou o comandante-geral do CBMBA, o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes, ao g1.
A Polícia Civil (PC) investiga a causa do incêndio.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
