Cerca de 25 toneladas de carvão vegetal ilegal foram apreendidas durante operações de combate a crimes ambientais em Barreiras e Lençóis, municípios do oeste e sudoeste da Bahia. Cinco pessoas foram presas.
A Polícia de Proteção Ambiental integrou as ações entre domingo (5) e terça-feira (7). No primeiro dia, duas pessoas foram detidas em Lençóis e 18 toneladas de carvão foram apreendidas. Material estava armazenado em um caminhão e um galpão.
Leia também:
Já na terça (7), dois fornos, um veículo com sete toneladas de carvão ilegal, um caminhão com 15 metros cúbicos de madeira nativa cortada e uma arma de fogo foram apreendidos em Catolândia, região de Barreiras. Na ocasião, três pessoas foram presas.
Todo carvão apreendido foi encaminhado para a 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Barreiras). Segundo o comandante da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Lençóis, major George Porto, este tipo de operação é realizada a cada trimestre com o objetivo de combater crimes ambientais e conter a venda ilegal de carvão.
“Essa produção ilegal de carvão é gerada através do desmatamento de espécies protegidas e a extração deste material causa danos à natureza", afirmou.
*Sob supervisão do repórter Alan Oliveira
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!