icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Juazeiro

Justiça determina fechamento de comunidades terapêuticas na Bahia

Condições precárias de higiene e falta de atualização de fichas dos residentes estão entre irregularidades

foto autor

Mari Leal

23/01/2024 às 9:59 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Após detectar irregularidades, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o fechamento de duas comunidades terapêuticas com atuação em Juazeiro, no norte da Bahia. A denúncia foi feita pelo Ministério Publico do Estado (MP-BA).


				
					Justiça determina fechamento de comunidades terapêuticas na Bahia
Condições precárias de higiene e falta de atualização de fichas dos residentes estão entre irregularidades. Foto: Divulgação / Prefeitura de Juazeiro

Entre as irregularidades apontadas estão a inexistência de responsável técnico de nível superior legalmente habilitado; falta de recursos humanos em período integral, em número compatível com as atividades desenvolvidas; inexistência de Procedimento Operacional Padronizado (POP) para lavanderia e higienização e limpeza da estrutura física do estabelecimento e condições precárias na conservação em ambientes internos e externos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Além de determinar o fechamento do Centro de Recuperação Desafio Jovens do Sertão e do Centro de Restauração Filadélfia, o juiz José Goes Filho os obrigou a não acolher novos residentes. A medida será tomada até as comunidades seguirem as diretrizes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

Também foram detectadas a falta de sala para acolhimento de residentes, familiares e visitantes; condições de higiene precária nos banheiros; falta de atualização na ficha de acompanhamento dos residentes, entre outros.

Na sentença, também foi determinado que os gestores dos centros terapêuticos forneçam as fichas cadastrais e documentos pessoais de todos os acolhidos nas unidades a uma equipe de saúde mental designada pela Prefeitura de Juazeiro.

A gestão municipal deverá fazer a triagem dos pacientes com os encaminhamentos necessários, inclusive, para inclusão na rede de saúde mental do município para tratamento de saúde.

Foto do autor
AUTOR

Mari Leal

AUTOR

Mari Leal

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Justiça