A praça do Campo Grande, em Salvador, palco de eventos como Carnaval, Dois de Julho e Sete de Setembro, foi reaberta nesta terça-feira (23). O local estava fechado para revitalização.
Uma das principais mudanças foi a reposição dos abrigos para ônibus, que saíram da calçada do TCA e foram realocados no largo em frente ao teatro, garantindo mais segurança e conforto aos usuários do transporte público.
Leia também:
Além disso, o entorno em frente ao Teatro Castro Alves (TCA) foi reconfigurado para dar maior visibilidade à fachada do edifício, que é tombado como um patrimônio cultural e arquitetônico de Salvador.
Na calçada em frente ao equipamento cultural, o passeio foi alargado e ganhou piso intertravado, a fim de dar mais espaço ao público que se concentra no local em dias de shows e espetáculos.
Além disso, foi criada uma via exclusiva para ônibus cruzando o canteiro central, o que vai permitir deslocar parte dos coletivos que vêm do Garcia e do Canela e que se concentravam em frente ao Castro Alves, gerando congestionamentos.
Projeto de revitalização da praça Campo Grande
O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e a obra, executada pela Secretaria de Manutenção (Seman). Os serviços abrangeram uma área total de 17,7 mil metros quadrados e envolveram a troca do asfalto em frente ao TCA por piso intertravado e recuperação das calçadas com pedras portuguesas.
Além disso, a instalação de 20 bancos de granito, criação de uma ciclovia na Rua Forte de São Pedro e no trecho da Avenida Sete em frente ao Hotel Wish e inserção de áreas verdes com sombreadores metálicos.
Além da entrega do espaço, a Prefeitura realizou nesta terça o plantio de mudas de oitis da região do TCA até o relógio de São Pedro, dando continuidade às espécies que existem na região. As grandes árvores que predominam no Campo Grande e no Corredor da Vitória são oitis, oferecem sombra para os pedestres, melhoram a qualidade do ar e promovem o bem-estar dos pedestres.
Na ocasião, Bruno Reis também assinou a ordem de serviço para a revitalização da Praça da Aclamação, entre o Forte de São Pedro e em frente ao Palácio da Aclamação e ao Passeio Público. As obras terão investimentos de R$2 milhões e vão se estender por mais de 5 mil metros quadrados de área.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!