O pátio de triagem do Porto de Salvador, na Companhia da Docas do Estado da Bahia (Codeba), foi interditado após passar por uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.
O espaço é usado como estacionamento e apoio logístico dos veículos de carga e descarga de mercadorias, que acessam a zona portuária a partir da Via Expressa Baía de Todos os Santos, interligada diretamente com a BR-324.
Leia também:
Segundo informação divulgada pelo Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho (Sinait), na sexta-feira (22), as equipes notaram a ausência de normas de segurança no equipamento, que fica no bairro do Comércio.
A medida ocorre após o registro de um acidente no local, no dia 13 de janeiro deste ano. Uma motorista de caminhão, identificado como Edvaldo dos Saldos da Silva, de 62 anos, morreu após ser atropelado por uma carreta.
Segundo testemunhas, o condutor não teria visto o idoso enquanto fazia uma manobra. O caso foi registrado como acidental na na 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim).
Pátio foi inspecionado
A área passou por inspeção entre os dias 18 e 20 de março, e segundo a entidade, foi constatada situação de risco grave e iminente de acidentes no pátio de triagem.
Além disso, entre os problemas apontados estão falta de faixas de pedestres e sinalização, em geral, de observância às normas de trânsito e outros meios de organização viária para a segurança dos trabalhadores e veículos que operam o equipamento.
Segundo o Sinait, os motoristas que chegam ao Porto de Salvador aguardam no local sem limite de tempo de permanência, o que torna as condições de trabalho ainda mais inseguras.
O auditores constataram ainda que o único caminho reservado para os pedestres estava parcialmente obstruído por veículos estacionados, aumentando o risco de atropelamentos.
O que diz a CODEBA
Através de nota, a Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA) informou que implementou as medidas requisitadas pelo Ministério do Trabalho para melhor ordenamento das operações do pátio de triagem, não ocorrendo interrupção das atividades do Porto.
A CODEBA informou ainda que, desde o início desta gestão da Autoridade Portuária, em dezembro de 2023, vem implementando uma série de aperfeiçoamentos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e a melhoria das condições de segurança das operações realizadas dentro da sua área de jurisdição.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!