Um vazamento de água deixou parte da Avenida Vasco da Gama, em Salvador, encharcada na manhã desta quarta-feira (3). Ao Jornal da Manhã, moradores da região relatam que estão sem água desde terça-feira (2), quando a água começou a jorrar na via.
Em contato com o iBahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que uma equipe foi enviada ao local na manhã desta quarta. O vazamento foi fechado e os técnicos irão realizar reparos na tubulação. A empresa não divulgou quanto tempo esse processo irá durar.
Leia também:
No início da manhã, havia perigo para a passagem de motoristas devido a quantidade de água que vazava na pista. Segundo um morador da região, a falta de água é recorrente e no mês passado o fornecimento também foi afetado devido as obras do BRT na via.
Vazamento é mais um incidente em Salvador que leva a falta de água
O vazamento desta quarta (3) se soma aos recentes incidentes ligados à rede de distribuição na capital. Salvador enfrentou rompimentos de tubulações de grande porte na região da Lucaia, nos dias 8 e 15 de março, e na rua 11 de novembro, no bairro de Santa Cruz, no dia 12 do mesmo mês. Por pelo menos um dia, as localidades foram fortemente impactadas: moradores ficaram sem água, ônibus deixaram de passar devido aos estragos, além dos transtornos no tráfego.
Cerca de 42% da água tratada é "desperdiçada" na Bahia, conforme estudos estatísticos feitos pelo Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público voltada para questões de saneamento básico no Brasil.
Esta porcentagem corresponde a perda de parte da água durante a passagem pelas tubulações de distribuição, por ligações clandestinas e limpezas operacionais no estado. Apesar de estar abaixo da média nacional, o índice ainda não é o ideal.
Entre a perda de água tratada e os incidentes, a população segue sendo a primeira impactada pelos percalços no fornecimento de água. Além disso, quando se fala de futuro, uma série de problemas ambientais, e até mesmo financeiros, podem recair sob a população se os índices de desperdício não foram consecutivamente reduzidos.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!