Cerca de 300 moradores das localidades do Morro da Felicidade, Morro da Área Verde, Morro da Bela Vista e rua Sete de Setembro, no Bairro da Paz, em Salvador, estão sem fornecimento de água há uma semana.
Devido a isso, os moradores da localidade precisam sair de casa para buscar água em baldes. Em alguns pontos o fornecimento é inconstante, ou seja, a água para de cair às 23h e volta às 4h.
Leia também:
Em algumas localidades, moradores relatam que a situação já dura a mais de um mês. "Meu filho mora fora, não pode me ajudar, está muito complicado. Está tudo sujo, muita roupa para lavar", relata Maria da Conceição, em entrevista à TV Bahia. A moradora se recupera de uma cirurgia e tem tido dificuldade para buscar água sozinha.
Um outro morador relatou que todas as contas estão pagas, mas a situação perdura há um mês. "Tudo pago e já tem mais de 15 dias, um mês que não cai água. Fica difícil porque temos que pegar água na casa dos outros", relata.
Embasa diz que falta de água acontece devido a obra
Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o abastecimento de algumas das ruas do bairro foi afetado por uma interrupção temporária para correção de vazamento, que foi concluída na segunda-feira (13). Ainda conforme a empresa, técnicos continuam em campo monitorando a situação.
Um caminhão-pipa chegou a ser enviado para a região e abasteceu unidades de ensino das localidades. De acordo com moradores, algumas crianças estão tomando banho na escola, onde há abastecimento de água.
A Embasa informou que, enquanto o fornecimento não é completamente normalizado, os moradores devem solicitar o envio de outros carros-pipa através do número: 0800 0555 195. O pedido também pode ser feito através do site: atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br.
Famílias denunciam falta de água no Aeroporto
Uma situação parecida é vivida por moradores da segunda travessa São Francisco Borges de Almeida, na região da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador, que denunciam a falta de água, há uma semana. Para realizar as atividades comuns do dia a dia, como tomar banho ou lavar pratos, os moradores relataram que estão recolhendo água da chuva.
"Nos últimos dois meses a água ficava quanto dias sem vir e quando vinha estava fraca demais para subir na caixa. Agora, nesta última semana não cai uma gosta de água. Até levanto a noite para ver se consigo aparar alguma água, mas não cai", relata um morador, em entrevista à TV Bahia.
Em nota, a Embasa nega que a obra tem relação com a interrupção do fornecimento na região e pontua que as tubulações antigas seguem funcionando normalmente. Entretanto, a empresa se prontificou a checar a situação e entender o que está causando a interrupção do serviço.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!