O jovem Andrei Peroba Cerqueira, de 20 anos, que perdeu o braço em um acidente em um parque de diversões em Salvador, recebeu alta hospitalar no sábado (23). A informação foi confirmada pelo advogado da família Peroba, Bruno Mora, à equipe de produção da TV Bahia.
O acidente aconteceu em fevereiro, no Campo da Pronaica, no bairro de Cajazeiras 10. Andrei ficou internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em estado grave, por mais de um mês. O jovem chegou a ser entubado devido a gravidade dos ferimentos.
Leia também:
Em um vídeo, Andrei aparece agradecendo o apoio e a torcida da família. O jovem também prometeu dar informações sobre a evolução da recuperação. "Agradeço a Deus o livramento e logo logo vou mostrar pra vocês minha recuperação e evolução", disse ele. Veja vídeo:
Jovem passeava com irmã quando aconteceu o acidente em parque
O acidente aconteceu no dia 15 de fevereiro, uma quinta-feira à noite. Segundo relato da família, Andrei foi até o parque depois do trabalho para se divertir com a irmã de 17 anos e a prima, de 9 anos.
Os três familiares estavam no brinquedo estilo pêndulo, quando o equipamento despencou. O jovem teve o braço esmagado e tesmunhas contaram que havia muito sangue no local. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o HGE.
Na semana seguinte, na segunda-feira (19),familaires de Andrei realizaram um protesto no local em que o parque estava instalado. Um dia depois, na terça-feira (20), o parque começou a ser desmontado.
Durante a desmontagem , familiares de Andrei questionaram a situação e houve um princípio de tumulto. A polícia foi acionada para garantir a segurança dos funcionários.
Durante um outro protesto realizado pela família de Andrei, a tia do jovem chegou a ser atropelada e o momento foi capturado pela reportagem da TV Bahia. A situação aconteceu às 12h18, quando os familiares de Andrei Peroba seguravam cartazes no meio da rua.
O motorista de um carro preto avançou na direção do grupo e atingiu Andressa Peroba, que teve ferimentos leves no joelho.
Caída no chão, ela desabafou sobre a situação do sobrinho. "O carro passou por cima de mim, queria me matar, mas eu não vou calar minha boca. Eu quero justiça pelo meu sobrinho, eu não estou roubando, matando, só quero justiça pelo meu sobrinho", afirmou.
O que dizem as autoridades
Em nota, a Polícia Civil informou, neste domingo (24), que o caso ainda é investigado e não forneceu mais detalhes.
Na época, a Sedur informou que o local deveria ficar fechado até a emissão do laudo de perícia técnica. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a suspeita é de que o acidente tenha sido causado por uma falha mecânica ou falta de manutenção. Esssas possbilidades só podem ser comprovadas por meio de perícia.
Em nota, o Corpo de Bombeiros confirmou que prestou socorro à vítima e que realizou uma vistoria no parque em relação a prevenção de incêndio e pânico. A vistoria em relação a manutenção dos equipamento não é feita pela corporação.
Já a Câmara Municipal de Salvador solicitou acesso aos documentos que autorizaram:
- A instalação do parque no local;
- O funcionamento do brinquedo em que aconteceu o acidente;
- Esclarecimentos sobre a realização de vistorias técnicas nos equipamentos do parque.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!