O funcionamento da Galeria do Mercado Modelo, inaugurado em janeiro deste ano, foi interrompido em Salvador. O anúncio foi feito neste domingo (10), exatos dois meses após abertura, com uma publicação nas redes sociais.
De acordo com o comunicado divulgado, o local passa por uma "breve manutenção do seu ecossistema natural e preparação para as marés de sigízia". Ainda segundo a nota, a medida visa a preservação do patrimônio.
Leia também:
"Interrompemos temporariamente as atividades da Galeria do Mercado Modelo para uma breve manutenção do seu ecossistema natural e preparação para as marés de sigízia, visando a preservação do nosso patrimônio em harmonia com a natureza. Agradecemos sua compreensão e apoio nesta importante ação de preservação", diz a nota na íntegra.
As "marés de sizígia" são fenômeno marítimo que aumentam o nível das marés, o que pode afetar a galeria. O fenômeno acontece entre a lua nova, que começou neste domingo, e a cheia, que acontece no próximo dia 25 de março.
Interrupção de funcionamento causa reclamações
Nos comentários da publicação diversos usuários e pessoas que desejavam visitar o local reclamaram do comunicado. Muitos destacaram a nota foi divulgada "em cima da hora".
"Tá virando brincadeira esse negócio de avisar no dia que não vai abrir. Gente? Cadê a gestão do espaço? Abre um espaço lindo, entrega o que ssa precisa e torna ele inacessível por manutenções não programadas e comunicação péssima", disse uma.
"Desde ontem vocês identificaram isso. Levei duas amigas para conhecer o local e demos de cara com a porta. Tenham consideração com os visitantes. Reservamos nosso tempo e escolhemos passar conhecendo o local e vocês fizeram um comunicado somente agora!", escreveu outra.
Segundo informações da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) ao iBahia, não há previsão para a reabertura da Galeria do Mercado Modelo.
Galeria do Mercado Modelo
A galeria do Mercado Modelo fica localizada no subsolo do ponto turístico. O espaço se tornou uma galeria de arte, que foi batizada de Galeria Mercado.
A inauguração aconteceu no dia 10 de janeiro, 3 semana depois da conclusão das obras de requalificação e restauração do Mercado Modelo. O local conta com uma exposição permanente que apresenta a história do Mercado Modelo, abrigando peças dos artistas plásticos soteropolitanos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A, que representam diferentes gerações da arte da cidade.
A visitação gratuita já está disponível a partir da sexta-feira (12), com funcionamento de terça a domingo, inicialmente, das 10h às 14h. O acesso ocorre pela entrada principal e a capacidade inicial é de até 200 pessoas por dia.
A galeria tem ainda a exposição fixa “Lágrimas”, de Vinicius S.A, que passou por mais de dez cidades do Brasil, além de Las Vegas, nos Estados Unidos, e Frankfurt, na Alemanha.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!