Quinze bairros de Salvador estão sem água desde terça-feira (5), após um deslizamento de terra durante uma obra realizada pela Prefeitura de Salvador na localidade Alto da Bola, na Federação. Segundo a Empresa Baiana de Águas e Abastecimento (Embasa), ainda não há prazo para que o abastecimento seja retomado.
Os bairros atingidos são: Garcia, Federação, Rio Vermelho, Jardim Apipema, Graça, Vitória, Engenho Velho da Federação, Canela, Barra, Ondina, Calabar, Alto das Pombas, Tororó, Barris e Centro.
Leia também:
Com isso, hospitais e postos de saúde da região desabastecida estão sendo atendidas por carro-pipa. Moradores afetados também podem fazer a solicitação para o abastecimento emergencial.
O serviço é efetuado apenas para o reservatório do imóvel e o volume de água em metros cúbicos fornecido é somado ao volume medido no hidrômetro e faturado na conta mensal.
O iBahia preparou um guia sobre o assunto. Veja abaixo:
Veja como solicitar um carro-pipa
- Documentação
Para fazer a solicitação, é preciso preencher um formulário eletrônico com os dados pessoais ou da empresa no Atendimento Virtual da Embasa.
Para a prestação do serviço por meio de um dos pontos de atendimento presenciais, são solicitados:
- Matrícula de ligação;
- Documento pessoal de identificação com foto (RG, CNH, outros);
- Cadastro de Pessoa Física - CPF (para pessoa física);
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (para pessoa jurídica).
Caso o titular seja pessoa jurídica, também são solicitados documentos. Neste caso, o cartão CNPJ; contrato social (estatuto ou outro documento de constituição); documento pessoal de identificação dos sócios ou representantes legais com foto (RG, CNH, outros).
A terceira possibilidade é o carro-pipa ser pedido por um representante de condomínio. Para isso, é preciso apresentar a ata de designação do síndico; RG e CPF do síndico.
Caso não seja um condomínio registrado, deverá ser apresentada autorização de 50% + 1 dos condôminos, juntamente com a cópia de RG, CPF e comprovante de residência dos condôminos, além do RG e CPF do autorizado.
Já a carteira de identidade pode ser substituída por:
- Cédula de Identidade expedida pelo Órgão ou Conselho de Classe como CRM, OAB, CREA, CRP etc. (original e cópia ou cópia autenticada);
- Carteira de Trabalho no modelo novo em bom estado de conservação (original e cópia);
- Carteira Nacional de Habilitação - CNH válida e com foto (original e fotocópia).
Pré-requesito do serviço
- Possuir problema no abastecimento de água, de responsabilidade da Embasa;
- Inexistência de débito;
- Ligação necessita estar ativa.
Quem pode solicitar
Titular da ligação ou procurador devidamente autorizado. A procuração poderá ser pública ou particular, desde que, neste último caso, estejam acompanhadas da cópia do RG e CPF do titular e do procurador e as assinaturas (procuração e RG) sejam idênticas.
Prazo de atendimento
1 (um) dia.
Tarifas
O volume de água em metros cúbicos fornecido através de carro-pipa será somado ao volume medido no hidrômetro e faturado na conta mensal.
Informações adicionais
- No Atendimento Virtual é necessário o acesso através de login e senha e preencher o formulário eletrônico selecionando a matrícula;
- Serviços para matrículas de pessoa jurídica devem ser solicitados pelo representante legal, previamente cadastrado no sistema da Embasa (Opção: Atendimento -> Cadastro de Representante Legal);
- O abastecimento por Carro-Pipa é efetuado apenas para o reservatório do imóvel;
- Caso seja identificado que o abastecimento na localidade está regular a solicitação poderá ser cancelada.
Entenda obra que afeta abastecimento
Segundo a Embasa, uma linha de distribuição de grande porte precisou ter o abastecimento interrompido porque a tubulação, que passa pelo local da obra, acabou sem sustentação.
Em nota, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) informou que as providências para solucionar o problema "com celeridade" já foram tomadas desde o momento do incidente.
O órgão informou ainda que a empresa que executa a obra foi notificada e todo o processo da execução do projeto está sendo realizado com o acompanhamento da Embasa.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!